Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Daisypt_BR
dc.contributor.authorSantos, Carla da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134406pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades e dúvidas do corpo docente de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Guaíba-RS sobre a utilização das mídias em sala de aula e, em especial, no Laboratório de Informática. Com isso, pretende-se diagnosticar a não utilização destes recursos e a justificativa apresentada pelos participantes. Procura-se refletir sobre as mídias, sua influência na aprendizagem, como também a formação de professores nesta área. O espaço escolar hoje tem inúmeros recursos midiáticos, que concedem a realização de muitas atividades de pesquisa, visualização de vídeos e imagens, possibilitando uma forma ativa e participativa para a construção conhecimentos. Isso possibilita a inovação pedagógica, transformando a aprendizagem em algo prazeroso, bem como a sua inserção no cotidiano do aluno. A metodologia é do tipo qualitativo, aplicando o método de estudo de caso. O principal resultado obtido foi a identificação da falta de estrutura das escolas estaduais para que os docentes possam utilizar com frequência o laboratório de informática, também uma lacuna na formação dos mesmos para utilização desse laboratório, já que é oferecido às escolas um programa operacional pouco conhecido por eles e não utilizado pelos alunos. Diante desse motivo, elaborou-se, a partir de estudos realizados, uma proposta de capacitação de professores com relação ao uso das mídias digitais presentes no laboratório de informática.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this final monograph is to analyze a group of high school teachers main difficulties and doubts from Guaíba- RS about the using of medias in classroom and, specially, in computer´s Labs. It aims at showing the non-utilization of this resource and the arguments used by the participants. The research provides a reflection about the Medias, their influence on learning, and also the educational formation of teachers on this area. The school environment has countless media resources which allows creating many activities, to watch videos and pictures, to make an active and participating way to build knowledge possible. It makes possible a pedagogical innovation, transforming the learning into something pleasant, and including technology in student’s daily life. The methodology is qualitative, applying the case-study method. The main results were the identification of lack of structure in the school, which makes the teachers unable to use the computer´s lab frequently, as well the absence of local teachers educational formation to deal with this technology, since an operating system offered isn´t well known by them neither used by the students. Based on findings of this, a training proposal for teachers concerning the use of digital Medias is presented to be used computer´s lab.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital medias at schoolen
dc.subjectDifficulties and possibilitiesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolsen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleInserção das mídias digitais no contexto escolar : mapeando dificuldades e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeDigital media insertion in the school context : mapping difficulties and possibilitiesen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985791pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples