Show simple item record

dc.contributor.advisorHahn, Raquel Useviciuspt_BR
dc.contributor.authorLima, Mary Alice Taborda dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134401pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino fundamental, na cidade de Canoas/RS, com o objetivo de introduzir o uso das TIC como prática pedagógica voltada ao ensino de ciências, com ênfase na educação ambiental, nas séries finais do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa alunos do 6º e 7º anos, totalizando 8 turmas, 280 alunos, com idades variadas de 10 a 16 anos. A metodologia utilizada na pesquisa insere-se em um estudo qualitativo, descritivo que utilizou o estudo de caso, e pretende mostrar o uso das TIC no ensino de Ciências. Foi realizado um estudo de caso, através de entrevistas foram recolhidos elementos de avaliação para posterior construção das mídias: grupo no facebook, blog, rádio, tv, jornal e vídeos no You Tube, que divulgaram ações desenvolvidas pelos alunos sobre os problemas ambientais que atingem esta comunidade. Foi dada maior ênfase no desenvolvimento do facebook com os alunos. Ressaltando alguns objetivos específicos, como a valorização da experiência dos alunos com o uso do celular e/ou tablet, para registrar e relatar fatos relacionados com as questões ambientais da comunidade. A avaliação nos mostrou resultados positivos com o uso das TIC no ensino de ciências, em termos de atitudes e comportamento, motivação, aproveitamento na disciplina com acréscimo nas notas e aquisição de competências tecnológicas.pt_BR
dc.description.abstractThis research was conducted in a primary school in the city of Canoas / RS, aiming to introduce the use of ICT as a pedagogical practice focused on science education, with an emphasis on environmental education in the upper grades of elementary school. Participated in this research students 6 and 7 years, totaling eight classes, 280 students, with varying ages 10-16 years. The methodology used in the research is part of a qualitative, descriptive study that used the case study, and intends to show the use of ICT in teaching science. A case study and through interviews, assessment items were collected for further construction of the media was performed: group in facebook, blog, radio, TV, newspaper, videos on You Tube, which released actions developed by students on environmental issues reach this community. It was given greater emphasis in the development of facebook with students. Highlighting some specific goals, such as the appreciation of the students' experience with the use of mobile phones and / or tablet to record and report facts relating to environmental issues in the community. The evaluation showed the positive results with the use of ICT in science education, in terms of attitudes and behavior, motivation, use discipline with an increase in notes and acquiring technological skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectSciencesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental : o uso das TIC no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986770pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record