Educação ambiental : o uso das TIC no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Hahn, Raquel Usevicius | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Mary Alice Taborda de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:07:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134401 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino fundamental, na cidade de Canoas/RS, com o objetivo de introduzir o uso das TIC como prática pedagógica voltada ao ensino de ciências, com ênfase na educação ambiental, nas séries finais do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa alunos do 6º e 7º anos, totalizando 8 turmas, 280 alunos, com idades variadas de 10 a 16 anos. A metodologia utilizada na pesquisa insere-se em um estudo qualitativo, descritivo que utilizou o estudo de caso, e pretende mostrar o uso das TIC no ensino de Ciências. Foi realizado um estudo de caso, através de entrevistas foram recolhidos elementos de avaliação para posterior construção das mídias: grupo no facebook, blog, rádio, tv, jornal e vídeos no You Tube, que divulgaram ações desenvolvidas pelos alunos sobre os problemas ambientais que atingem esta comunidade. Foi dada maior ênfase no desenvolvimento do facebook com os alunos. Ressaltando alguns objetivos específicos, como a valorização da experiência dos alunos com o uso do celular e/ou tablet, para registrar e relatar fatos relacionados com as questões ambientais da comunidade. A avaliação nos mostrou resultados positivos com o uso das TIC no ensino de ciências, em termos de atitudes e comportamento, motivação, aproveitamento na disciplina com acréscimo nas notas e aquisição de competências tecnológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research was conducted in a primary school in the city of Canoas / RS, aiming to introduce the use of ICT as a pedagogical practice focused on science education, with an emphasis on environmental education in the upper grades of elementary school. Participated in this research students 6 and 7 years, totaling eight classes, 280 students, with varying ages 10-16 years. The methodology used in the research is part of a qualitative, descriptive study that used the case study, and intends to show the use of ICT in teaching science. A case study and through interviews, assessment items were collected for further construction of the media was performed: group in facebook, blog, radio, TV, newspaper, videos on You Tube, which released actions developed by students on environmental issues reach this community. It was given greater emphasis in the development of facebook with students. Highlighting some specific goals, such as the appreciation of the students' experience with the use of mobile phones and / or tablet to record and report facts relating to environmental issues in the community. The evaluation showed the positive results with the use of ICT in science education, in terms of attitudes and behavior, motivation, use discipline with an increase in notes and acquiring technological skills. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Information and communication technology | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Sciences | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental : o uso das TIC no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986770 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)