Mostrar el registro sencillo del ítem
A importância do uso das tecnologias na classe de apoio pedagógico
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Sílvia Helena Souza da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:07:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134399 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo pretendeu constatar a importância das Tecnologias de Informação Comunicação na classe de apoio pedagógico. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, buscando-se subsídios em obras de educadores, a fim de enriquecer o trabalho e as observações durante as atividades desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem dos alunos, permitindo à escola a quebra no paradigma tradicional. O trabalho baseou-se na observação dos alunos da classe de apoio pedagógico, suas dificuldades de aprendizagem na alfabetização, tanto na leitura como na escrita e operações matemáticas. Esses são os motivos que justificaram o aprofundamento dos estudos desta pesquisadora nas tecnologias e mídias usadas na educação. Os alunos da classe do apoio apresentam todo tipo de dificuldade de aprendizagem, como leitura, atenção, escrita e quatro operações, emocionais, psicológicas e neurológicas. Esses alunos são atendidos na sala multifuncional da escola e num espaço na biblioteca. As tecnologias e as mídias que a escola possui, são de grande importância no processo que auxilia os alunos a diminuírem suas dificuldades. Ao estudar os objetos de aprendizagem constatou-se que se pode usar qualquer recurso digital para apoiar a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to verify the importance of Information Communication Technologies in teaching support class. Was used as a methodological resource to literature, he sought subsidies in works of educators in order to enrich the work and observations during the activities developed in the teaching learning process of students, allowing the school to break the traditional paradigm. The work was based on observation of students of pedagogical support class, their learning difficulties in literacy, both in reading and writing and mathematical operations. These are the reasons for the deepening of studies of this researcher in technology and media used in education. Students support class have all kinds of difficulties learning, how to read, attention, writing and four operations, emotional, psychological and neurological. These students are served in the multipurpose room of the school and a space in the library. Technologies and media the school has are of great importance in the process that helps students to decrease their difficulties. By studying the learning objects it appears that you can use any digital resource to support learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical support | en |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Technologies | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Media | en |
dc.title | A importância do uso das tecnologias na classe de apoio pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000986778 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)