Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff dopt_BR
dc.contributor.authorKirsch, Marivani Briddipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:24Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134387pt_BR
dc.description.abstractO uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe use of new digital technologies in schools especially the mobile device and smartphone with features of internet access among other applications, extends the possibilities of teaching, however, is not today's educators and researchers have been talking about this subject. With the advance of globalization digital technology has become embedded in routine and the information and knowledge come more easily and more quickly to us through computers and the Internet and now through the mobile phones that can access from any place or any time this information or through the Internet or via Bluetooth. This work questions the possibility of using this device as a tool for education. They reviewed some texts by renowned authors in the field of education on the subject, with that made up an explanation emphasizing the benefits of its use, based on the cognitive development of students and that teaching is dynamic and challenging exploring its many skills . He was also seen the teacher's role in this process where it becomes keystone, and the need to keep up on continuing education on the technological explosion in which we live. We conducted a survey of the questionnaire of use, where it was possible to prove that the vast majority of students have smartfhone with internet access and are with this feature within the classrooms. The research shows that this missing planning by teachers to include the smartfhone as a classroom resource or her extension, to carry out work or even to ask questions of class, organize group work, supporting a colleague who missed class. The benefits of smartfhone as a pedagogical tool can be numerous, but one should be careful not to deviate from the objective, which is learning. This work was possible to realize the great assistance that mobile phones can provide in favor of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectMobileen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.titleO uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe use of smartphone as a classroom tool en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples