O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois ...
Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, que propõem o uso do Geoplano Virtual. O mesmo é de caráter qualitativo com o enfoque exploratório. A proposta pedagógica teve como base as vivências da autora nos cursos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Geoplano enriqueceu a proposta, pois os estudantes puderam construir obras de arte com o auxílio do Geoplano, aprendendo matemática de uma forma diferente, os possibilitando ampliar seus conhecimentos e começando a olhar a matemática com outros olhos. O uso das mídias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de matemática sendo parte da metodologia, um instrumento mediador e motivacional para ampliar o universo cognitivo matemático que contribua para a elaboração e ressignificação de conceitos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License