Show simple item record

dc.contributor.advisorMonzon, Larissa Weyhpt_BR
dc.contributor.authorBonfada, Elisete Mariapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134121pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino articulada com uma investigação no ensino e aprendizagem da Equação da Reta. Com a ação pedagógica investigativa, realizada em sala de aula, buscamos analisar informações que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo de equações matemáticas. As atividades foram aplicadas com alunos do 2º ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual de Porto Alegre. A proposta de investigação se deu em seis encontros. A fundamentação teórica foi baseada nas Representações Semióticas de Duval – conversões de registros – e no uso de Tecnologias na Educação – mídias digitais na educação de Gravina e Notare. Para o desenvolvimento dessa sequência didática, fez-se uso do software GrafEq. Finalizamos com as considerações sobre os resultados obtidos com a aplicação da sequência didática proposta nesse trabalho. Evidenciamos o quanto o software dinâmico pode ser uma ferramenta que auxilia na superação das dificuldades de compreensão e reconhecimento dos objetos matemáticos representados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.titleEquação da reta : a matemática e o fantástico mundo das artespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record