Uso da fotografia e da tecnologia em aula de matemática numa escola do campo
dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Simon, Irmgard | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134092 | pt_BR |
dc.description.abstract | O problema de pesquisa constitui-se em investigar sobre possibilidades de trabalhar em uma turma multisseriada de oitavo e nono ano, numa escola do campo, com um olhar voltado à realidade local e com práticas que contemplem o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, de modo que, possibilite a construção de conceitos matemáticos escolares e não escolares. A estratégia é fotografar cenários, objetos, enfim, capturar imagens a partir do olhar do camponês e manusear estas fotografias no software GeoGebra com transformações geométricas, a fim de, com o uso de tecnologias, explorar conceitos matemáticos que valorizem construções geométricas de isometria e homotetia a partir de imagens do contexto local de vivência dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transformações geométricas | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.title | Uso da fotografia e da tecnologia em aula de matemática numa escola do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983997 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Exact and Earth Sciences (291)