O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
dc.contributor.advisor | Bona, Aline Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lutz, Mauricio Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134074 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Software Winplot | pt_BR |
dc.title | O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984601 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License