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dc.contributor.advisorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorCianbroni, Samuel Henrique da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-23T02:06:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134043pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar perspectivas e impasses de mobilização de conhecimentos musicais em graduandos nas situações de colaboração pianística. Três bacharelandos em piano foram investigados em três diferentes modalidades de colaboração: instrumental, coral e vocal solo. A metodologia qualitativa se valeu do estudo de caso para a descrição dos dados, coletados através de entrevistas, registro de ensaios, aulas, exames institucionais e performances públicas. Os conceitos de Charlot (2000) sobre mobilização de conhecimentos e o modelo de Santos (2007) foram os fundamentos que nortearam a pesquisa. O modelo de Santos (2007) revelou-se passível de ser empregado no estudo, principalmente no que se refere às diferenças apontadas acerca do ciclo de investigação e de autorregulação, que se revelou distinto entre os participantes investigados. As perspectivas e impasses de mobilização de conhecimentos revelaram-se nas diferentes maneiras de perceber e abordar a atividade de colaboração com as quais os participantes estavam envolvidos, imbuídos tanto de suas crenças como de valores demonstrados. O estudo colocou em evidência dois fatores: (i) a influência que experiências prévias sistematizadas (ou seja, já aprendidas) e formas de interesse pessoal exercem nesta vertente de prática musical e (ii) a importância de se investigar o que já existe em termos de conhecimentos vivenciados (e sistematizados) nas experiências dos estudantes de graduação a fim de se buscar relacionar formas de conhecimento com maneiras de aprender.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate perspectives and deadlocks of musical knowledge mobilization in undergraduate at pianistic collaboration situations. Three piano bachelors were investigated in three different types of collaboration: instrumental, choral and vocal solo. Qualitative methodology relied on case study for the data description, collected through interviews, rehearses registration, classes, institutional exams and performances. Charlot’s (2000) concepts about knowledge mobilization and Santos’ (2007) model were guide references of this research. Santos’ (2007) model proved to be capable of being employed in this study, mainly for the differences pointed out about research and self-regulation cycle, which proved to be distinct among the investigated participants. The knowledge mobilization perspectives and impasses was revealed at the different ways to understand and address the collaboration activity to which the participants were involved, imbued of their beliefs and stated values. The study showed two factors: (i) the influence exercised by former experiences (already learned) and personal interest in this aspect of musical practice and (ii) the importance of investigating what is already known in terms of experienced knowledge (systematized) of undergraduate students in order to relate forms of knowledge and ways of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge mobilizationen
dc.subjectMusica : Conhecimentopt_BR
dc.subjectColaboração pianísticapt_BR
dc.subjectMusical knowledgeen
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectAcompanhamento musicalpt_BR
dc.subjectCollaborative pianisten
dc.subjectAccompanimenten
dc.titlePerspectivas e impasses na mobilização de conhecimentos em música de graduandos em situações de colaboração pianística : estudos exploratóriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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