Rádio e educação
dc.contributor.advisor | Leite, Cláudio Cesar de Musacchio | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Fabiane Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-19T02:05:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134035 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar que a emergência de novas práticas didático-metodológicas, para a utilização das mídias e tecnologias nos espaços de aprendizagem, pode favorecer a ação dos alunos tendo em vista a construção do conhecimento, refletindo acerca do cenário atual, da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e integração das mídias no currículo escolar. O papel do professor e do aluno diante deste cenário, bem como as relações entre estes atores em práticas pedagógicas mediadas pelas TIC ganham nova conotação neste sentido. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de análise o estudo do caso. O caso em questão foi o de uma experiência de contação de histórias no currículo e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por alunos de uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Baseado nos resultados deste estudo, conclui-se que desde a formação inicial de professores e para além dela, deve-se trabalhar o emprego de metodologias que favorecem exatamente a autoria dos alunos e a formação de sujeitos autores na prática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to show that the emergence of new educational and methodological practices for the use of media and technology in learning spaces, it may be helpful in students’ actions having in mind the building of their knowledge, reflecting on the current scenario, the integration of information and communication technologies (ICT) and integration of the media into the school curriculum. The role of the teacher and the student at this scenario, just as the relationships between these actors in educational practices mediated by ICT get new meaning in this regard. It is about a research qualitative, having as analysis method the a study case. The study case is about a storytelling experience into the curriculum and pedagogical practices developed by students of a municipal school of Sapucaia do Sul/RS. Based on the results of this study, it is concluded that since the first steps on teacher education and beyond, we must work the use of methodologies that favor the students’ authorship and the formation of real authors in practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Radiodifusão educativa | pt_BR |
dc.subject | Integration of media | en |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Radio | en |
dc.subject | Information and communication technologies | en |
dc.title | Rádio e educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000979785 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)