Show simple item record

dc.contributor.advisorLeite, Cláudio Cesar de Musacchiopt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Fabiane Lealpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:05:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134035pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo mostrar que a emergência de novas práticas didático-metodológicas, para a utilização das mídias e tecnologias nos espaços de aprendizagem, pode favorecer a ação dos alunos tendo em vista a construção do conhecimento, refletindo acerca do cenário atual, da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e integração das mídias no currículo escolar. O papel do professor e do aluno diante deste cenário, bem como as relações entre estes atores em práticas pedagógicas mediadas pelas TIC ganham nova conotação neste sentido. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de análise o estudo do caso. O caso em questão foi o de uma experiência de contação de histórias no currículo e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por alunos de uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Baseado nos resultados deste estudo, conclui-se que desde a formação inicial de professores e para além dela, deve-se trabalhar o emprego de metodologias que favorecem exatamente a autoria dos alunos e a formação de sujeitos autores na prática.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to show that the emergence of new educational and methodological practices for the use of media and technology in learning spaces, it may be helpful in students’ actions having in mind the building of their knowledge, reflecting on the current scenario, the integration of information and communication technologies (ICT) and integration of the media into the school curriculum. The role of the teacher and the student at this scenario, just as the relationships between these actors in educational practices mediated by ICT get new meaning in this regard. It is about a research qualitative, having as analysis method the a study case. The study case is about a storytelling experience into the curriculum and pedagogical practices developed by students of a municipal school of Sapucaia do Sul/RS. Based on the results of this study, it is concluded that since the first steps on teacher education and beyond, we must work the use of methodologies that favor the students’ authorship and the formation of real authors in practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectIntegration of mediaen
dc.subjectMediaen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectRadioen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.titleRádio e educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979785pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record