Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorFazenda, Andréa Inajá Lazaropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134022pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho consta a análise da aplicabilidade e descrição de uma prática pedagógica com o uso de mídias na educação, na modalidade de vídeo-produção realizada por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública, com enfoque na temática da Genética, matéria que faz parte do currículo da área de Ciências da Natureza – em Biologia. Esta proposta discute o direcionamento da livre criação, permitindo a inspiração e integração dos alunos com novas tecnologias da informação e comunicação. Este método possibilita o aluno conhecer na prática as teorias trabalhadas nas aulas tradicionais sobre natureza humana e conhecimentos em genética, tendo como resultado a motivação intrínseca. O desenvolvimento das atividades teóricas, como delimitação do tema, escolha do grupo de trabalho, elaboração do roteiro aconteceram dentro da sala de aula. A montagem, edição e finalização foram feitas à distância com tutoria por parte da autora. Discute-se ainda o conceito motivacional de novas práticas, utilizando vídeos na escola, bem como suas tipologias e sugestão de maneiras eficazes de utilização de mídias e tecnologias no cenário escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis work contains the analysis of the applicability and description of a pedagogical practice with the use of media in education in the form of video production by students of the third year of Ensino Médio (high school) from a state public school and focusing on Genetics, a subject of Biological Sciences, all part of the Natural Sciences curriculum. The proposal discusses the supervision of free creation, allowing pupils’ inspiration and integration with new information technologies and communication. This method allows the student to achieve a practical knowledge about human nature and genetics, not only the theories worked in the traditional classroom, which on its turn induces to more motivation. The development of theoretical activities, such as marking out the subject, establishing of the working group and drafting the script all happened in the classroom. The compilation, editing and finishing were done at distance, apart from the tutor but with her mentoring. It also discusses the motivational concept of new practices using video at school, as well as its types and the suggestion of effective ways of using media and technology in the school domain.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectMedia in educationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVideo productionen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectIntrinsic motivationen
dc.titleA experiência da construção de vídeos no terceiro ano do Ensino Médio em biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975896pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples