O aparelho celular na escola : contra uma educação imóvel
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Date
2015Author
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Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presença do celular nas escolas gera conflitos recorrentes entre professores e alunos. A existência de uma lei que proíbe o uso do celular na sala de aula tem motivações e implicações. Ao mesmo tempo em que muitos professores encaram essa situação como um problema, pois os alunos se desviam da principal atividade escolar, há aqueles que se aproveitam dela para enriquecer suas aulas. Propõem trabalhos em que os alunos são protagonistas, responsáveis por sua aprendizagem. A educomunicação então ...
A presença do celular nas escolas gera conflitos recorrentes entre professores e alunos. A existência de uma lei que proíbe o uso do celular na sala de aula tem motivações e implicações. Ao mesmo tempo em que muitos professores encaram essa situação como um problema, pois os alunos se desviam da principal atividade escolar, há aqueles que se aproveitam dela para enriquecer suas aulas. Propõem trabalhos em que os alunos são protagonistas, responsáveis por sua aprendizagem. A educomunicação então se faz presente. Nessa perspectiva de trabalho, as mídias e, entre elas, o celular, contribuem para o enriquecimento da aprendizagem, que se torna significativa para o aluno. Essa área já conta com muitas experiências de sucesso. É preciso então compreender essas relações conflituosas entre escola, professores, alunos, tecnologias digitais buscando respostas em estudos que tratam das relações entre os sujeitos e a mídia, o consumo e a cultura. ...
Abstract
The presence of cell phones in schools generates recurring conflicts between teachers and students. The existence of a law banning cell phone use in the classroom has motivations and implications. While many teachers perceive this as a problem because students turn away from the main school activity, there are those who take advantage of it to enrich their classes. They propose jobs where students are protagonists, responsible for their learning. In this case, Educommunication is present. In th ...
The presence of cell phones in schools generates recurring conflicts between teachers and students. The existence of a law banning cell phone use in the classroom has motivations and implications. While many teachers perceive this as a problem because students turn away from the main school activity, there are those who take advantage of it to enrich their classes. They propose jobs where students are protagonists, responsible for their learning. In this case, Educommunication is present. In this perspective, the media, and among them, the cell phone contribute to the enrichment of learning which becomes meaningful to the student. This area already has many successful experiences. Therefore, we must understand these conflicting relationships between school, teachers, students, digital technologies, looking for answers in studies dealing with relations between the subject and the media, consumption and culture. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
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