As contribuições das mídias na contação de histórias
dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | pt_BR |
dc.contributor.author | Lang, Carini Fabiele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-19T02:04:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134002 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo, analisar a importância das contribuições das mídias na contação de histórias, para o desenvolvimento das aprendizagens. Como também, investigar as contribuições das mídias para a construção de uma educação de qualidade, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem, oportunizando momentos em que a criança tenha oportunidade de ampliar as possibilidades de comunicação e expressão, estimulando o desenvolvimento do gosto pelas histórias, despertando o senso crítico. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa isso porque, o trabalho foi desenvolvido com descrições, comparações, interpretações acerca do tema: “As contribuições das mídias na contação de histórias”. A metodologia será baseada em um estudo de caso, com duas turmas de Pré-escola com alunos de quatro e cinco anos: Escola de Educação Infantil Arlindo Kerber e Escola de Ensino Fundamental Joaquim Floriano Pinto, onde as informações serão analisadas através de um processo de ação-reflexão-ação, partindo do trabalho realizado com as turmas que será a aplicação de diferentes atividades com a contação da história Chapeuzinho Vermelho. Os contos abrangem o maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, oportunizando emoções e vivências significativas. Assim, a criança vai construindo uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. O grande desafio dos pedagogos é buscar subsídios para aperfeiçoar e qualificar as aulas, utilizando de forma criativa os recursos disponíveis. A interatividade durante a atividade irá despertar um maior interesse para o assunto a ser trabalhado, facilitando também a compreensão de forma atrativa, construindo seu conhecimento de uma forma significativa. A contribuição das mídias na contação de histórias favoreceu uma ampliação significativa na capacidade de concentração, imaginação, criticidade e criatividade entre as crianças, percebidas em momentos distintos da rotina diária, nas diferentes atividades e brincadeiras, também na interação com o meio e no próprio relacionamento das crianças consigo mesmas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims is analyze the importance of the contribution of media in storytelling, for the development of learning. But also to investigate the contributions of the media to build a quality education, promoting teaching situations that enhance learning, providing opportunities for the child to expand the possibilities of communication and expression, stimulating the development of the taste for stories , awakening the critical sense. The research is characterized as qualitative because, the work will be developed with descriptions, comparisons, interpretations of the theme "The contribution of media in storytelling." The methodology will be based on a case study, with two pre-school classes with students of four and five years: Preschool Arlindo Kerber and Elementary School Joaquim Floriano Pinto, than the information will be analyzed through a process of action-reflection-action, based on the work done with the classes that will be the application of different activities with the storytelling of the story Little Red Riding Hood. The stories span the wonderful world of children and run by a real and concrete situation, providing opportunities emotions and meaningful experiences. So, the child builds a meaning bridge from the outside world to the inside world, learning values, reflecting on his actions, developing their critical thinking, creativity, expression and language. The great challenge for educators is to seek grants to improve and qualify the classes using creatively the resources available. Interactivity during the activity will awaken a greater interest for the subject to be worked also facilitating the understanding of attractive way, building their knowledge in a meaningful way. The contribution of media in storytelling favored a significant increase in concentration, imagination, criticality and creativity among children, perceived at different times of the daily routine in the different activities and games in interaction with the environment and the relationship itself children themselves. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Media in education | en |
dc.subject | Narração de histórias | pt_BR |
dc.subject | Hora do conto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As contribuições das mídias na contação de histórias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000976479 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)