Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHahn, Raquel Useviciuspt_BR
dc.contributor.authorBagestan, Diego Bertipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133999pt_BR
dc.description.abstractAs políticas públicas têm dado muita ênfase à formação técnica tendo em vista a inserção do cidadão no mundo do trabalho. As escolas têm se organizado para ofertar cursos que atendam as demandas locais e regionais. Um dos maiores problemas existentes diz respeito à evasão e a repetência escolar. Os alunos têm dificuldades em se manter assíduos, bem como de acompanhar o currículo. Faltam às aulas constantemente ou desistem com facilidade. Com o objetivo de elevar os índices de frequência e sucesso escolar, uma escola estadual de educação profissional construiu um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) que contempla a formação de professores e a modernização da infraestrutura escolar. Implantou a ferramenta Moodle, capacitou professores e alunos para utilização de uma sala de aula virtual como forma de melhorar o acesso, a interação entre professores e alunos em tempo real e facilitar a vida cidadã dos estudantes. Assim sendo, a sala de aula virtual auxiliou na permanência dos alunos na escola, na conclusão dos estudos com sucesso e na garantia da formação técnica como forma de ingresso qualificado no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractPublic policy has given much emphasis on technical training with a view to inclusion of citizens in the workplace. Schools have been organized to offer courses that meet local and regional demands. One of the biggest problems with regard to avoidance and school failure. Students have difficulties in keeping regulars as well as to follow the curriculum. Miss classes or drop out constantly with ease. Aiming to raise attendance rates and academic success, a state school of professional education built a new Pedagogical Political Project (PPP) which includes teacher training and the modernization of school infrastructure. Implemented the Moodle tool, enabled teachers and students to use a virtual classroom as a way to improve access, interaction between teachers and students in real time and facilitate the civic life of the students. Therefore, the virtual classroom helped the students staying in school, completion of studies successfully and ensuring technical training to qualified entry into the labor market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProposed educational administrative policyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectSchool successen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleO uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem : desafios e incentivos na educação profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979723pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples