Inclusão de educandos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular : uma abordagem mediada pelas TIC’S
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Peres, Adriana Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-19T02:04:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133997 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias estão presentes em todos os momentos da vida contemporânea e na escola não é diferente. A Educação Inclusiva é uma realidade e a inclusão de educandos com deficiências no ensino regular não é simples. Este processo inclui, entre os deficientes, educandos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e para estes indivíduos e seus professores os desafios são ainda maiores. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aparecem como recursos de mediação do trabalho pedagógico e da aprendizagem e essas mídias possuem um importante papel na realização da prática inclusiva, pois facilitam a comunicação e o acesso, a adaptação e a construção do conhecimento. Destes argumentos surgiram as seguintes questões: examinar o acesso dos professores aos recursos tecnológicos, identificar seu uso nas estratégias na inclusão escolar e na aprendizagem e apresentar algumas possíveis dificuldades encontradas no processo inclusivo dos alunos com TEA. Foi utilizada na metodologia uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica e questionário aplicado a professores que atuam, direta ou indiretamente, com educandos com TEA no ensino regular de algumas escolas situadas no município de Porto Alegre. Como ficaram ilustradas no resultado da pesquisa, as TICs são recursos de mediação, onde o computador tem um papel de destaque, que fazem os educandos com TEA conviver melhor dentro do seu grupo, descobrindo-se como sujeitos da aprendizagem, tornando-a mais prazerosa e promovendo a conexão dos educandos entre si. | pt_BR |
dc.description.abstract | The technologies are present in every moment of contemporary life and at school is no different. Inclusive education is a reality and the inclusion of students with disabilities in mainstream education is not simple. This process includes among disabled students with Autism Spectrum Disorders (ASD) and for these individuals and their teachers the challenges are even greater. Information and Communication Technology (ICTs) appear as mediation capabilities of pedagogical work and learning and these media have an important role in the realization of inclusive practice, because they facilitate communication and access, adaptation and the construction of knowledge. These arguments arose the following questions: examine the access of teachers to technological resources, identify their use in strategies for school inclusion and learning and present some possible difficulties in the inclusive process of students with ASD. It was used in a qualitative research methodology, based on a literature review and questionnaire applied to teachers who work directly or indirectly with students with ASD in mainstream education of some schools located in the city of Porto Alegre. As were shown in the search result, ICTs are mediation capabilities, where the computer plays an important role, making the students with ASD live better within your group, discovering themselves as subjects of learning, making it more pleasurable and promoting the connection of students with each other. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusive education | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorders | en |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Mediation | en |
dc.subject | Information and communication technology | en |
dc.subject | Media | en |
dc.title | Inclusão de educandos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular : uma abordagem mediada pelas TIC’S | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000975466 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)