O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Otro título
YouTube as an educational tool in Geography teaching
Materia
Resumo
A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site Y ...
A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação. ...
Abstract
Globalization brought significant changes to all areas of society. Media and ICT have contributed specially for new ways of life, communicate and learn. Multimedia languages invade the everyday life of our students, and took us in a search to understand how these resources impact on the school environment. This work seeks to explore the use of Media in the school environment, based upon research of the multiple possibilities provided by the use of YouTube website, mainly by the use of its video ...
Globalization brought significant changes to all areas of society. Media and ICT have contributed specially for new ways of life, communicate and learn. Multimedia languages invade the everyday life of our students, and took us in a search to understand how these resources impact on the school environment. This work seeks to explore the use of Media in the school environment, based upon research of the multiple possibilities provided by the use of YouTube website, mainly by the use of its videos as learning tools for the teaching of Geography. The website can be used as a support tool, as it is already part of the student experiences. In this sense, we converse on the ways the use of YouTube in the classroom and its potential as a teaching tool for Geography; we address and understand them through quantitative and qualitative research. Considering experiences lived in the classroom through literature review, plus a semi-open questionnaire administered to a sample of high school students in order to obtain data, it was possible to understand the importance and advantages of its use in the classroom. The final considerations, point to the importance and the need to explore YouTube more in the classroom. This experience through the use of videos has been positive as data as shown that the vast majority of students pay attention in class, understand the contents, like and consider them important for their learning and the development of the classes. They have a great interest in video production since they feel more active in class and share their experiences through educational videos. Therefore, this interactive site is very useful as it enables viewing and posting several important videos in schooling, contributing to a pedagogical practice in teaching Geography and in Education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1950)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License