Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorZwirtes, Leoni Teresinha Oriespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:06:16Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133923pt_BR
dc.description.abstractNorteada pelos princípios bakhtinianos, esta pesquisa fará um estudo da influência que a escrita virtual exerce sobre a escrita convencional em pré-adolescentes que cursam o ensino fundamental, mais precisamente, alunos do interior do Rio Grande do Sul. A chegada da internet trouxe consigo um aumento muito significativo de novos gêneros textuais, cada um deles com suas particularidades e léxico característico. Mesmo mais de vinte anos depois de sua explosão ainda se discute muito sobre as influências que estes gêneros textuais da escrita virtual operariam sobre a escrita convencional ou formal. Conversa digital está associada à comunicação instantânea, a economia de caracteres e a simbologias, portanto, desvios da norma culta padrão, segundo a escrita convencional. Para alguns profissionais da educação um dos geradores da problemática que vem sendo enfrentada no país quanto à questão dos graves e persistentes desvios ortográficos está ligada ao fato de que muitas crianças nesta idade passam boa parte de seu tempo livre em chats e redes sociais fazendo uso dos recursos verbais e extra-verbais que estes oferecem, dificultando o desenvolvimento das habilidades de escrita dos mesmos que acabam empregando esses recursos de forma generalizada em gêneros que requerem a escrita convencional.pt_BR
dc.description.abstractGuided by the principles of discourse analysis inspired in Bakhtin this research studies the influence of virtual writing on the conventional writing of pre-teens who attend elementary school, more precisely, students from Rio Grande do Sul. The arrival of the internet brought with it a significant increase of new genres, each with its peculiarities and distinctive lexicon. Even after twenty years that its explosion occurred, educators still argue a lot about the influences that these textual virtual writing genres would operate on formal writing. Digital conversation is associated with instant communication, economy of characters and symbols, and, therefore, deviations from the norm. For some education professionals one of the main issues for serious and persistent spelling deviations is the fact that many children this age spend much of their free time in chat rooms and social networks making use of the verbal and extra-verbal features that these sites offer, hindering the development of standard writing skills. They end up employing these features in genres that require conventional language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual languageen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectConventional languageen
dc.subjectLinguagem virtualpt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA influência da linguagem virtual escrita na linguagem ortográfica formal contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981653pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem