Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliveira, Josiane dept_BR
dc.contributor.authorGarcia, Gicelle Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:06:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133919pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre: “A contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental” e como estes podem ser importantes recursos para aquisição do conhecimento. Buscou-se investigar como os jogos digitais são utilizados nas atividades diárias de sala de aula, especialmente no processo de aquisição de leitura e escrita. Pretendeu-se fazer uma reflexão e análise do uso destes recursos no cotidiano escolar e a importância dos mesmos e como eles podem ser importantes ferramentas de estímulos no processo de construção da leitura e escrita. Realizamos a pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erineo Scopel Rapaki, localizada no munícipio de Tramandaí/ RS. Para coleta de dados utilizou-se de questionário e observações. Como resultado observou-se que no dia a dia da escola, os educadores recebem diferentes tipos de crianças, em diversos níveis de conhecimento. As Tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e podem ser uma importante ferramenta para os professores, através dos jogos digitais, entre outros recursos. Embora existam muitos professores e até mesmo por cobrança dos familiares associam estes tipos de recurso com “bagunça”, na verdade, o lúdico é muito importante e necessário para uma aprendizagem de qualidade e significativa. Descobrimos que em meio a tanta diversidade os jogos são excelentes recursos para complementar a aprendizagem e oportunizam a integração e socialização do grupo. Este processo de construção da leitura e escrita é bastante intenso e quando trabalhado juntamente com o lúdico as crianças aprendem através do “brincar” e constroem uma aprendizagem significativa e de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study on "The contribution of digital games in the acquisition of reading and writing in the early years of elementary school" and how these can be important resources for acquisition of knowledge. We sought to investigate how digital games are used in daily classroom activities, especially in reading and writing acquisition process. It was intended to reflect and analysis of the use of these resources in everyday school life and their importance and how they can be important tools of stimuli in reading and writing construction process. We conduct research in Municipal Elementary School Erineo Scopel Rapaki, located in the municipality of Tramandaí / RS. For data collection was used questionnaire and observations. As a result it was observed that on the day of school, teachers receive different children at different levels of knowledge. The technologies are increasingly present in our daily life and can be an important tool for teachers, through digital games, among other features. Although there are many teachers and even a collection of family associate these types of resource to "mess", in fact, the playfulness is very important and necessary for a quality and meaningful learning. We found that in the midst of such diversity the games are excellent resources for additional learning and nurture the integration and socialization of the group. This reading and writing construction process is quite intense and when working with the playful children learn through "play" and build meaningful learning and quality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA contribuição dos jogos digitais na aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of digital games in reading and writing acquisition in the first year education initial essential en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980632pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem