Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Piovesan, Sandra Dutra | pt_BR |
dc.contributor.author | Correa, Geane Carbajal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T02:05:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133911 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar o uso do recurso de grupos da rede social virtual Facebook como ferramenta de apoio na disciplina de Seminário Integrado, a qual faz parte da nova proposta pedagógica do Estado do Rio Grande do Sul. Essa análise foi amparada no Regime Padrão do Ensino Médio Politécnico, diante da proposta do Seminário Integrado aliado à ferramenta de grupos do Facebook como forma de apoio na construção da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica, analisaram-se trabalhos realizados por uma turma de alunos do Ensino Médio Politécnico em uma escola estadual no município de Quaraí. A partir dessa observação, avaliaram-se os projetos desenvolvidos e aplicou-se um questionário para alunos e professores com o intuito de avaliar o grau de satisfação e a aprendizagem adquirida na disciplina de Seminário Integrado. Por fim, analisaram-se os resultados do trabalho com relação ao uso da ferramenta já citada anteriormente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the use of virtual social network Facebook groups feature as a support tool in the discipline of Integrated Seminar, which is part of the new proposal pedagogical State of Rio Grande do Sul. This analysis was supported in Scheme standard Polytechnic High School, on the proposal of the Integrated Seminar ally the Facebook group tool in support in the construction of learning. After the literature analyzed work done by a group of students of the Polytechnic High School in a state school in the city of Quaraí. From this observation we evaluated the projects developed and applied a questionnaire to students and teachers in order to assess the degree of satisfaction and the acquired learning the discipline of Integrated Seminar. Finally we analyzed the results of the work regarding the use of the tool already mentioned above. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | High school polytechnic | en |
dc.subject | Integrated seminar | en |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | en | |
dc.title | Facebook e seminário integrado : uma nova oportunidade de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Facebook and integrated seminar : a new learning opportunity | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000980339 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)