O uso dos softwares educacionais no ensino de Ciências
dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | pt_BR |
dc.contributor.author | Mion, Magliani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T02:05:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, esse trabalho propôs uma análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Nesse caso, os softwares educacionais e suas aplicabilidades no ensino de Ciências. Este estudo consiste em analisar se alguns softwares educacionais disponibilizados gratuitamente podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi feito o diagnóstico avaliativo entre as duas turmas de oitavos anos, sendo que, em uma delas, foram usados os softwares em conjunto com o ensino tradicional e na outra somente o ensino tradicional. Ao finalizarem-se as avaliações, chegou-se à conclusão de que os softwares auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Isso pode ser confirmado através dos gráficos de porcentagem, em que houve um aumento significativo nas notas dos alunos que fizeram o uso dos softwares. Estes ajudam a melhorar o processo de ensino aprendizagem, pois motivam os alunos além deles poderem retomar os conteúdos de forma diferente, mais atrativa, mais lúdica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on a literature review and a case study, this paper proposed an analysis of the use of information and communication technologies, in this case, educational software and their applicability in the teaching of science. This study is to analyze if some educational software freely available can help in the teaching process and learning the discipline of Sciences of Primary Education II. Therefore, the evaluation diagnosis between the two groups of the 8th year was made, and in one of them, we used the software in conjunction with traditional teaching and the other only the traditional teaching. To finalize the assessments was reached to the conclusion that yes, the software assist in teaching and learning and this can be measured by the percentage of charts in which there was a significant increase in grades of students who took the use of the software. The software help to improve the teaching and learning process as motivate students beyond them can resume the contents of different, more attractive, more playful. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Learning sciences | en |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Sciences software | en |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | O uso dos softwares educacionais no ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000981803 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Tio Hugo, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)