A utilização do facebook no desenvolvimento da leitura e da escrita
dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalbosco, Maristela Delazeri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T02:05:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133907 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta algumas reflexões e análises sobre o desenvolvimento da leitura e escrita a partir do uso do Facebook em uma escola Municipal de Tio Hugo. O foco da pesquisa centraliza-se na percepção quanto à motivação e incentivo dos alunos em ler e escrever por prazer no espaço escolar, e não por obrigação, sendo que o desenvolvimento da prática leitora e produções textuais com o uso do Facebook são de grande relevância para os jovens que buscam na tecnologia algo agradável. A experiência relatada foi feita com base numa pesquisa bibliográfica, conforme a visão e opinião de diversos autores na identificação dos meios pelos quais a escola tem trabalhado com a leitura e escrita. Nesta visão, verificou-se que algumas formas de ensino não contribuem para envolver o educando no desenvolvimento do mundo da leitura e escrita como exercício da criticidade. Na procura de subsídios para compreender que o desenvolvimento da leitura e escrita pode ser através de caminhos atraentes, o estudo apontou possibilidade de trabalho a partir de uma mídia social garantindo o gosto e o aprendizado da leitura e escrita. Conforme relato, o trabalho monográfico está dividido em cinco capítulos, baseado em dados teóricos e empíricos. 1 - Leitura e escrita no 5º ano; 2 - Facebook no processo da leitura e escrita; 3 - metodologia; 4 - análise e discussão dos dados; 5- práticas pedagógicas com o uso do Facebook. O estudo é uma reflexão sobre algumas atividades realizadas e que foram observadas durante a realização das práticas pedagógicas, como possibilidade de desenvolver a leitura e escrita de forma satisfatória, levando o leitor a desenvolver uma postura crítica e capaz de interpretar suas ações. Esta pesquisa tem por intenção expressar as reflexões e experiências vivenciadas durante a prática pedagógica no desenvolvimento da leitura e escrita, usando o Facebook como recurso para de aprendizagem envolvendo os da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents some thoughts and analysis on the development of reading and writing from the use of Facebook in a Municipal School of Uncle Hugo. The focus of the research centers on the perception of motivation and encouragement of students in reading and writing for pleasure at school, not out of obligation, and the development of reading practice and textual productions using the Facebook are of great relevance for young people who seek something nice in technology. The reported experience was based on a literature search, according to the views and opinions of various authors in identifying the means by which the school has been working with reading and writing. In this view, it was found that some forms of teaching does not contribute to the student involved in the development of world of reading and writing as critical exercise. In looking for subsidies to understand that the development of reading and writing can be through attractive ways, the study pointed ability to work from a social media ensuring taste and the learning of reading and writing. As reported, the monograph is divided into five chapters, based on theoretical and empirical data. 1 - Reading and writing in grade 5; 2 - Facebook on the reading and writing process; 3 - methodology; 4 - Analysis and discussion of the data; 5- pedagogical practices using Facebook. The study is a reflection on some activities and have been met during production of teaching practice as a possibility to develop the reading and writing satisfactorily, taking the reader to develop a critical and able to interpret their actions. This research is intended to express the thoughts and experiences during the pedagogical practice in the development of reading and writing, using Facebook as a resource for learning involving the research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | New technologies | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | en |
dc.subject | Educational practice | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | A utilização do facebook no desenvolvimento da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000981829 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)