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dc.contributor.advisorSchneider, Daisypt_BR
dc.contributor.authorJaboinski, Lilian de Cássia Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133906pt_BR
dc.description.abstractOs números cada vez maiores de analfabetos funcionais são apresentados em diversas pesquisas realizadas com alunos de todo país, principalmente na rede pública de ensino. Dessa forma, deve-se pensar em estratégias que desenvolvam a alfabetização através do letramento, para que esse quadro mude. Visando tal mudança, o presente trabalho apresenta uma proposta de arquitetura pedagógica (AP) para uma turma do 1º ano do ciclo de alfabetização em uma escola pública no município de Sapucaia do Sul-RS. Com isso, buscou verificar qual a contribuição do Projeto Pé de Vento para a aprendizagem das crianças. Assim, a metodologia de pesquisa constitui-se como qualitativa do tipo estudo de caso. O planejamento da (AP) e sua execução, aconteceram durante seis semanas divididas em momentos de sala de aula e de laboratório de aprendizagem, seguindo a rotina da turma. As observações foram realizadas nesse contexto, antes e após a aplicação da AP. Foram aplicadas avaliações diagnósticas para identificar os níveis da escrita e outros direitos de aprendizagem apresentados pela proposta de avaliação trazida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Passadas essas semanas, além da evolução no processo de alfabetização demonstrada pelos dados das avaliações, foi possível constatar grandes avanços no desenvolvimento das crianças como seres sociais, através da mudança de comportamento, tornando-os mais motivados e confiantes no seu potencial para aprender.pt_BR
dc.description.abstractThe increasing numbers of functional illiterates are presented in various surveys conducted with students from around the country, especially in public schools. Thus, one should think of strategies to develop alphabetization through literacy, so that this situation changes. Seeking such a change, this paper proposes a pedagogical architecture (AP) to a class of 1st year of alphabetization cycle in a public school in the city of Sapucaia do Sul-RS. Thus, it sought to verify the contribution of Wind Foot Project for children's learning. Thus, the research methodology is constituted as a qualitative study of case type. The planning (AP) and its implementation took place over six weeks divided into moments of class and learning laboratory room, following the routine of class. Observations were made in this context, before and after applying the AP. Diagnostic evaluations were applied to identify the levels of writing and other learning rights presented by the evaluation proposal brought by the National Pact for Alphabetization in the Right Age (PNAIC). After these weeks, in addition to developments in the alphabetization process demonstrated by the evaluations data, there has been great progress in the development of children as social beings, by changing behavior, making them more motivated and confident in its potential to learn.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.subjectAlphabetizationen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titleArquitetura Pedagógica e o Projeto Pé de Vento : um estudo de caso em um primeiro ano do ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeArchitecture and educational wind foot project : a case study in first year cycle alphabetizationen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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