Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastilho, Maria Inêspt_BR
dc.contributor.authorSchonarth, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-17T02:05:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133902pt_BR
dc.description.abstractEssa monografia traz reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso na aprendizagem da Matemática, com base em referenciais teóricos e na fala de cinco docentes responsáveis por ministrar a disciplina nas turmas do primeiro ao quarto ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Com base na metodologia qualitativa o estudo tem a finalidade de conhecer a opinião dos professores em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática e também sondar se os recursos tecnológicos estão presentes na metodologia de trabalho e como percebem a sua inserção junto aos conteúdos. Os resultados apresentam que todos os educadores questionados acreditam na importância da inserção das TIC’s nas aulas de Matemática, pois, mesmo que não tenham grandes dificuldades no aprendizado, por estarem inseridos nessa “era digital” os seus alunos demonstram grande interesse de participação em atividades diversificadas e dinâmicas, em especial, aquelas que desafiem. Além disso, procuram utilizá-las sempre que possível, mostrando interesse em aperfeiçoar a prática pedagógica por meio de encontros de formação relacionados ao assunto.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph brings reflections about the use of Information and Communication Technologies as a resource in learning mathematics, based on theoretical references and speaks of five teachers responsible for providing this discipline in classes from first to fourth grade in a Municipal Elementary School. Based on qualitative methodology the study aims to know the opinion of teachers in relation to teaching and learning of mathematics and also probing if the technological resources are present in the working methods and how they perceive their insertion with the content. The results show that all teachers questioned believe in the importance of integrating ICT in mathematics lessons because, even that they don’t have great difficulty in learning, being inserted in this "digital age" their students show great interest for participation in diversified activities and dynamics, especially those that challenge. Also, try to use them whenever possible, showing interest in improving the pedagogical practice through training meetings related to the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectICTen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectDiverse and dynamic activitiesen
dc.titleTecnologia e formação : uma aliança que repercute positivamente no ensino da Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981627pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples