Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Lisiane da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T02:05:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133890 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes autores, tais como: Jordão, Moran, Prado, Moraes, entre outros. Estes autores vêm dedicando-se ao estudo de mídias, o uso do laboratório de informática nas escolas, da Internet, assim como outras temáticas relacionadas à educação. Procurou-se assim, obter informações necessárias para analisar como os professores podem utilizar as mídias para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, também, realizou-se uma entrevista com quatro professores de uma escola estadual na cidade de Sapucaia do Sul. Foi possível constatar que o professor pode desenvolver diferentes atividades práticas juntamente com seus alunos, tais como: a criação de grupos de discussão e apresentação de resultados através do Facebook, a utilização de trabalhos utilizando o power point, entre outras atividades. Somando-se a isso, verificou-se que a formação contínua do professor torna-se necessária para que o docente utilize diferentes mídias de forma adequada, não tendo receio de utilizá-las. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to treat on the introduction of media in the school setting and the use of social networks by students. For this, we realized a bibliographical research contemplating different authors such as: Jordão, Moran, Prado, Moraes, among others. These authors has been dedicated to the study of media, the use of computer labs in schools, the Internet, as well as other issues related to education. We sought to get information needed to analyze how teachers can use the media to expand learning opportunities for students, also there was an interview with four teachers of a public school in the city of Sapucaia do Sul. It was found that teacher can develop different practical activities with their students, such as the creation as discussion groups and presentation of results through Facebook, the use of works using power point, among other activities. Adding to this, it was found that continuing training of teachers become necessary so that the teachers use different media appropriately, having no fear of using then. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Midia | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Social networks | en |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Continuoustraining | en |
dc.subject | Sapucaia do Sul (RS) | pt_BR |
dc.title | Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000981779 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)