Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de inf ...
Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs. ...
Abstract
This work has as objective search into the pedagogical practice by Portuguese teachers, in terms of their work with digital textual genres and technological resources. It starts by a concept of literacy, to present the current view of multiliteracies, approached by Rojo. It presents an overview about textual genres, formulated by Bakhtin, and specifies the emerging digital textual genres, based on Marcuschi. It is about the current relationship between information and communication technologies ...
This work has as objective search into the pedagogical practice by Portuguese teachers, in terms of their work with digital textual genres and technological resources. It starts by a concept of literacy, to present the current view of multiliteracies, approached by Rojo. It presents an overview about textual genres, formulated by Bakhtin, and specifies the emerging digital textual genres, based on Marcuschi. It is about the current relationship between information and communication technologies (TICs) and the school, as well as the necessity of an efficient pedagogical practice using technological resources in order to develop relevant abilities to today’s students. The research made with Portuguese teachers presents important data to reflect about the pedagogical practice that should aim the multiliteracies and the work with the digital textual genres and the TICs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License