Mostrar el registro sencillo del ítem
O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de matemática com alunos do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Zancanaro, Rejane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:06:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133881 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre com alunos do ensino fundamental. A pesquisa fez uso de um questionário investigativo em que professores e alunos foram questionados sobre o uso do blog na educação. O desenvolvimento da atividade visa tornar a ferramenta blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de Matemática. A construção do blog aborda a resolução e análise das questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), assunto escolhido pelo motivo de ser a primeira vez que a escola participa da OBMEP. Como resultado observou-se envolvimento da turma, integração entre alunos e aceitação desta nova tecnologia. Por fim, a utilização do blog na educação serviu como estímulo e contribuição para estudos futuros na área da Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This course conclusion work presents a proposal developed in Porto Alegre public schools with middle school students. The research has used an investigative questionnaire in which teachers and students were asked about using blog in education. The activity development aims to make the blog tool as an extension of the classroom and an educational resource for Mathematics teaching. The blog building addresses the resolution and issues analysis of the Brazilian Olympics of Mathematics Public Schools (OBMEP), subject chosen because it was the first time the school participed in the OBMEP. As a result there was involvement of the class, integration among classmates and acceptance of this technology. Finally, the use of blog in education served as a stimulus and contribution to future studies in Maths. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Mathematical knowledge | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de matemática com alunos do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982100 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)