Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS
dc.contributor.advisor | Tijiboy, Ana Vilma | pt_BR |
dc.contributor.author | Vargas, Patrícia Lopes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:06:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133879 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito à: contribuição da formação recebida no seu trabalho docente, a formatação do curso em termos de conteúdo, carga horária, frequência dos encontros, interesse em continuar recebendo esta formação. Além disso, aproveitou-se para averiguar a fluência tecnológica desses professores, como a adquiriram, a utilização desse conhecimento tanto na vida cotidiana quanto no trabalho escolar. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa do tipo descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, que combinou perguntas de múltipla escola e abertas. Os entrevistados foram 253 professores da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, que participam da formação continuada no Núcleo de Apoio Tecnológico. Através da pesquisa de campo foi possível conhecer: o perfil dos docentes que participam de tal formação, sua fluência tecnológica, a percepção destes sujeitos quanto à contribuição da formação continuada nas suas práticas docentes e sugestões para a melhoria e reformulação de futuras experiências de capacitação continuada. Observou-se que os professores estão inserindo as tecnologias em seus planejamentos pedagógicos e desejam que a formação seja mais voltada para cada ano ou área de atuação. Além disso, sugeriram que o curso continue sendo organizado por área de conhecimento, porém, levando em conta os diferentes níveis de domínio tecnológico dos docentes, para que seja mais produtivo. O resultado desta monografia foi compartilhado com a Secretaria de Educação do Município, que manifestou interesse em avaliar as sugestões e percepções dos sujeitos de pesquisa, para a reformulação das próximas edições de cursos de formação continuada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Farroupilha (RS) | pt_BR |
dc.title | Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982074 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)