Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Daisypt_BR
dc.contributor.authorRocha, Rochelle Sobierajskipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:06:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133875pt_BR
dc.description.abstractA utilização do celular como ferramenta pedagógica na disciplina de Ciências buscou verificar as repercussões dessa aplicação para a aprendizagem dos alunos a partir da produção de vídeos. O estudo de caso foi realizado com duas turmas do ensino turmas do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre-RS, a partir de temas transversais que fazem parte do conteúdo do oitavo ano dessa etapa da Educação Básica. A produção de vídeos na escola pode ser um grande aliado ao aprendizado cognitivo dos discentes, o aluno ao pesquisar os conteúdos para a produção de suas filmagens estará aprendendo sobre diversas questões pertinentes às disciplinas, por meio da produção de videoclipes, documentários, curtas-metragens ou filmar uma peça de teatro. Os grupos foram avaliados qualitativamente, organizados em grupos com média de cinco alunos em cada e o primeiro passo foi escolher os temas geradores, nos quais foram destacados o uso de drogas, AIDS, aborto, métodos contraceptivos, obesidade e anorexia e bulimia. Após escolher o assunto, realizaram o roteiro para as filmagens, onde explicaram passo a passo como seriam desenvolvidas as atividades. Os alunos iniciaram as primeiras gravações com o uso do celular, quando entrevistaram profissionais de diversas áreas, professores, pedagogas, gestores de escola, alunos, familiares, amigos e coletaram informações pertinentes ao assunto escolhido. Foi realizada a revisão dos vídeos em dois momentos: pela professora e por cada turma. Após ajustes e conclusão dos vídeos, organizou-se uma apresentação com as turmas participantes. Discutiu-se sobre a produção dos documentários e sobre as aprendizagens que tiveram com essa experiência. Foi realizada uma exposição das produções a outras turmas acompanhadas de seus professores, bem como de funcionários da escola na sala multimídia. Como principal resultado da pesquisa obteve-se o relato dos grupos os quais destacaram sua melhor compreensão acerca dos assuntos estudados, assim como o surgimento do sentimento de incentivo à construção de seu próprio conhecimento. Isto é, perceberam-se como sujeitos ativos no processo de aprender na medida em que realizaram pesquisas, organizaram informações, produziram materiais e conteúdos. Introduzir no cotidiano escolar atividades diferenciadas que despertem o prazer de aprender faz com que a sala de aula ganhe outro sentido, deixando de ser algo obrigatório e sim um local onde possam ser protagonistas da sua própria aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractUse your phone as a pedagogical tool in Science discipline aims to evaluate the impact of this application for student learning from the production of videos. The case study was conducted with two groups of school classes in primary education at a public school in the city of Porto Alegre-RS, from cross-cutting themes that are part of the contents of the eighth year of this Basic Education stage. The production of videos at school can be a great ally to cognitive learning of students, the student to search the contents to produce your footage will be learning about various issues related to the subjects, through the production of music videos, documentaries, short films film or a play. The groups were evaluated qualitatively, organized in groups averaging 5 students in each and the first step was to choose the generating themes, in which were highlighted drug use, AIDS, abortion, contraception, obesity and anorexia and bulimia. After choosing the subject, made the script for filming, which explained step by step how the activities would be developed. Students started the first footage with cell phone use when professionals from various areas surveyed, teachers, pedagogues, school managers, students, family, friends and collected information relevant to the chosen subject. The teacher and each class: a review of the videos on two occasions took place. After adjustments and completion of the videos, a presentation was organized with the participating classes. It has been argued on the production of documentaries and on the learning they had with this experience. An exhibition of the productions was performed other classes accompanied by their teachers and school staff in the multimedia room. The main result of the survey obtained the account of groups which mentioned how better understanding of the subjects studied, as well as the emergence of sense to stimulate the construction of their own knowledge. That is, if realized as active subjects in the process of learning the extent that conducted surveys, organized information produced materials and content. Enter in the daily school different activities that arouse the pleasure of learning makes the class win another sense, no longer something mandatory but a place where they can be protagonists of their own learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMobile phoneen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectVideo productionen
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.titleO uso do celular como ferramenta pedagógica : repercussões na aprendizagem de Ciências a partir da produção de vídeospt_BR
dc.title.alternativeMobile phone usage as a pedagogical tool : implications for apprenticeship of Science from the video production en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples