Mostrar el registro sencillo del ítem
Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | pt_BR |
dc.contributor.author | Rossi, Neiva Lourdes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:06:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133874 | pt_BR |
dc.description.abstract | Reconhecendo que as mudanças tecnológicas estão interferindo nas relações, na forma de receber e tratar as informações e também no modo das pessoas se comunicarem e interagirem no e com o mundo, faz-se necessário analisar como os professores estão recebendo e trabalhando com essas mudanças no seu fazer pedagógico. O objetivo maior deste estudo é conhecer e compreender como as TIC estão sendo exploradas pelos professores como ferramenta no processo de ensino aprendizagem, buscando conhecer os recursos materiais e de pessoal investidos na educação tecnológica, bem como pesquisar e relatar ações pedagógicas explorando as Tecnologias de Informação e Comunicação em algumas escolas municipais da zona norte Caxias do Sul. O trabalho tem como base a pesquisa qualitativa aplicada aos professores e gestores de 03 escolas de porte grande e médio da cidade serrana, bem como a análise de registros das aulas no LIE, leitura da proposta pedagógica e regimento escolar observando as diretrizes de cada unidade escolar no que diz respeito a incorporação das TIC na prática pedagógica. Os dados obtidos na pesquisa servem de base para uma reflexão sobre o papel do professor e a importância da inserção das TIC nas propostas pedagógicas compreendendo-as como suporte para aulas mais dinâmicas e participativas, sendo imprescindível a qualificação de todos os envolvidos no processo de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | Recognizing that technological changes are interfering in relations in the form of receiving and processing information and also in people communicate and interact in and with the world order, it is necessary to examine how teachers are receiving and working with these changes in their pedagogical practice. The main objective of this study is to know and understand how ICTs are being exploited by teachers as a tool in the teaching learning, getting to know the materials and personnel resources invested in technological education, as well as researching and reporting educational activities exploring the Information Technology and communication in some municipal schools in the northern part of Caxias do Sul. The work is based on qualitative research applied to teachers and managers of 03 large and medium-sized schools in the mountainous city and analysis of records and educational and legal documents of the schools involved. The data obtained in the research are the basis for a reflection on the role of the teacher and the importance of integrating ICT in educational proposals comprising them as support for classes more dynamic and participatory, it is imperative to qualification of all those involved in the teaching process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica | pt_BR |
dc.title.alternative | Integration of information technology and communication in educational practice | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982072 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)