Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda
dc.contributor.advisor | Oliveira, Josi Rosa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tamara Nunes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:06:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133872 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents a field study conducted in the North Coast region of Rio Grande do Sul State facing the knowledge of computer use in the deaf child's educational process , as well as understand the education of the deaf in a state school with special class for the deaf. To obtain data used -If field research , questionnaires , and relevant to the subject bibliographies . Using these research tools , we observed a bit of school life , but also the culture of deaf children observed , thus enabling an analysis that results in a reflection on how schools include computer for deaf education and respect and encourage sign language . It is also noticed how they see parents teaching offered to the child and what changes they can have in this college and curriculum geared toward deaf in this work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deaf | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Deaf culture | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Computer | en |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surda | pt_BR |
dc.title.alternative | Considerations on the computer as deaf child teaching tool | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982390 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)