Mídias utilizadas no processo de alfabetização
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Herbe, Sibele Bechara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:05:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133846 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa busca averiguar se as mídias são utilizadas na etapa de alfabetização, bem como descobrir quais e de que forma. Os objetivos do presente trabalho são investigar quais mídias são utilizadas e de que forma são usadas no processo de alfabetização e analisar recorrências e singularidades nas práticas pedagógicas das professoras no que se refere à utilização das mídias em turmas de alfabetização. Como referencial teórico foram utilizados estudos das áreas de mídias, educação e alfabetização. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com traços quantitativos, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, enviado por email para professoras de alfabetização de três escolas da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul. A partir das análises, foi possível evidenciar que as mídias são utilizadas na etapa de alfabetização e auxiliam neste processo desde que estejam de acordo com o planejamento do professor e sejam utilizadas de forma contextualizada. Percebeu-se ainda algumas regularidades e singularidades nas práticas pedagógicas das professoras participantes desta pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research seeks to find out if the media is used in the phase of alphabetization, as well as to discover which of them and in which way. The objectives of this present paper are: investigate which media are used and in which way they are used in the alphabetization and analyze recurrences and singularities in the pedagogical practices used by the teachers regarding the utilization of this media in alphabetization groups. As a theoretical reference, studies in the media area, education and alphabetization were used. This research follows the qualitative character, with quantitative traces, and is a case study. For the data collection a questionnaire was used, sent by email to the alphabetization teachers of three municipal schools located in Sapucaia do Sul. From these analyses, it was possible to prove that this media is used in this step of alphabetization and they help in the process since they are in accordance with the teacher’s planning and that they are used in a contextualized way. Regularities and singularities were observed in the pedagogical practices of the participating teachers in this research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Alphabetization | en |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.title | Mídias utilizadas no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.title.alternative | Media used in the alphabetization process | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982341 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)