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dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorKist, Tânia Marapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133841pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa aqui realizado, baseia-se fundamentalmente em levantar hipóteses sobre as possibilidades de construção do conhecimento de alunos com diferentes graus de dificuldades de aprendizagem. Isso se deve às circunstâncias as quais esses alunos são expostos; à dificuldade de compreensão, por aprovação automática, sem conseguirem alcançar os requisitos prévios para uma próxima etapa do desenvolvimento escolar ou por inclusão de alunos com laudos psicopedagógicos identificando dificuldade cognitiva leve ou moderada. Existem ainda dificuldades relacionadas ao contexto onde estão inseridos, há muitos com históricos de alcoolismo e drogas na família e também de desestrutura familiar. Devido a esse e outros fatores toda a capacidade de concentração fica prejudicada o que vem interferir no desenvolvimento do aluno em sala de aula e consequentemente no seu desempenho como sujeito participativo e envolvido no processo de construção e assimilação do conhecimento. Por essas e outras necessidades que se buscou a ajuda da tecnologia para tentar envolvê-los na realização de suas atividades, visando assim, uma melhor compreensão do que lhe foi sugerido. Para ajudar esses alunos a encontrarem um significado para o que está longe da sua compreensão, foram trabalhadas as atividades propostas no software Gcompris, que é tem uma coleção de jogos educacionais que ajudam os alunos na compreensão do que foi proposto pelo professor. Os resultados encontrados foram satisfatórios. Aqueles alunos com dificuldades específicas não obtiveram aprendizagem significativa, mas estabeleceram interação com seus pares, o que se considera de grande valia, visto que ficam normalmente excluídos do grupo. Os alunos com dificuldade moderada se envolveram com a atividade, tentaram, buscaram novas possibilidades de realizar o que lhes foi proposto. Os dez alunos que não aparentam nenhuma dificuldade se envolveram muito bem na atividade e consolidaram seus conhecimentos lógico-matemáticos através do software Gcompris.pt_BR
dc.description.abstractThe research work carried out here, it is mainly based on hypotheses about the possibilities of construction of knowledge of students with varying degrees of learning difficulties. This is due to circumstances which these students are exposed; the difficulty of understanding on the automatic approval, without being able to achieve the prerequisites for a next step in the school development or inclusion of students with psycho-pedagogical reports identifying mild or moderate cognitive impairment. There are also difficulties related to the context they live in, many with histories of alcoholism and drug abuse in the family and also family disorders. Because of this and other factors whole attention span is impaired what comes interfere with the development of the student in class and consequently on their performance as participating subject and involved in the process of building and assimilation of knowledge. For these and other needs that we sought the help of technology to try to involve them in carrying out their activities, aiming thus a better understanding of what was suggested to him. To help these students find a meaning to what is far from his understanding, the proposed activities were worked on Gcompris software, which is has a collection of educational games that help students in understanding what was proposed by the teacher. The results were satisfactory. Those students with specific learning difficulties not had significant but established interaction with their peers, which is considered of great value, as are normally excluded from the group. Students with moderate difficulty were involved in the activity, tried, sought new possibilities for what was proposed to them. The ten students who do not appear to be any difficulties involved very well in the activity and consolidated their logical-mathematical knowledge through Gcompris software.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTechnology for special educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectGcomprisen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleA tecnologia como proposta de estímulo para a aprendizagem na educação especialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982495pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localTio Hugo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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