Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrackmann, Christian Puhlmannpt_BR
dc.contributor.authorMychaleyko, Tatiana Ritapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133837pt_BR
dc.description.abstractVivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractWe live in a society where new technologies are part of daily lives of people, therefore it is necessary that the school seeks and employ the media in the process of teaching more effectively, allowing the school to get closer to the social reality. Among the new technologies, the video is a media present in virtually all schools and is relatively easy to use, signifying important pedagogical tool with good acceptance by students. With this, we performed a literature search by promoting a reflection of the use of video as an educational resource and a Survey, conducted through a questionnaire applied to teachers at the school of the state network of the Viamão city. This research was performed in order to identify whether and how the audiovisual material is being used within the school environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMediaen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectMaterial didático digitalpt_BR
dc.titleO vídeo como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe video as a pedagogical tool en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982496pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples