O vídeo como ferramenta pedagógica
dc.contributor.advisor | Brackmann, Christian Puhlmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Mychaleyko, Tatiana Rita | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T02:05:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133837 | pt_BR |
dc.description.abstract | Vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas, portanto é necessário que a escola busque empregar as mídias no processo de ensino de forma mais efetiva, possibilitando que a escola esteja mais próxima da realidade social. Dentre as novas tecnologias, o vídeo é uma mídia presente em praticamente todas as escolas e apresenta fácil utilização, significando importante ferramenta pedagógica com boa aceitação pelos alunos. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica promovendo uma reflexão do uso do vídeo como recurso educacional e uma pesquisa do tipo Survey, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão. Essa investigação foi realizada no intuito de verificar se e como o material audiovisual está sendo utilizado dentro do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | We live in a society where new technologies are part of daily lives of people, therefore it is necessary that the school seeks and employ the media in the process of teaching more effectively, allowing the school to get closer to the social reality. Among the new technologies, the video is a media present in virtually all schools and is relatively easy to use, signifying important pedagogical tool with good acceptance by students. With this, we performed a literature search by promoting a reflection of the use of video as an educational resource and a Survey, conducted through a questionnaire applied to teachers at the school of the state network of the Viamão city. This research was performed in order to identify whether and how the audiovisual material is being used within the school environment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Material didático digital | pt_BR |
dc.title | O vídeo como ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.title.alternative | The video as a pedagogical tool | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982496 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)