O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Gisele Brancher | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T02:07:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133751 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa investigar a realidade das escolas e a sua relação com as tecnologias disponíveis para o uso dos alunos. Partindo dessa realidade construímos uma proposta pedagógica para o uso do celular como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem. Acreditamos que o homem é um ser ativo e reflexivo que atua no meio em que vive transformando a realidade e ao mesmo tempo evoluindo como sujeito. Pensamos também que vivemos na era da comunicação e que os homens deste tempo são formados pelas influências recebidas das pessoas com quem eles se relacionam de forma real e virtual. E que neste momento de mudanças nas formas de relacionamento humano a escola precisa evoluir, reestruturar-se e propor um novo currículo, contemplando no seu planejamento e na sua ação educativa as tecnologias disponíveis. Investigando o uso pedagógico do celular na escola constatamos que os professores acreditam ser possível esse uso, porém apenas a metade deles já realizou essa experiência. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma proposta pedagógica em que o aparelho celular pode ser utilizado como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the reality of schools and their relationship with the technologies available for student use. From this fact we built a pedagogical proposal for the use of mobile phones as a facilitator tool in the learning process. We also think that we live in the age of communication and this time men are formed by influences that they received from the people with whom they are related in real and virtual form. And in this time of change in the forms of human relationship the school needs evolve, restructure and propose a new curriculum contemplating in its planning and its educational activities available technologies. Investigating the pedagogical use cell phone at school noticed that teachers believe they can use this. but only half of them have already made this experience. Based on the survey results we present a pedagogical proposal in which the mobile phone device can be used as a support tool in the teaching-learning process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Telefone celular | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | O uso do celular como ferramenta pedagógica em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000980641 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)