Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marlipt_BR
dc.contributor.authorFrança, Lucimara Fátima Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T02:07:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133741pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade realizar a um estudo sobre as possíveis contribuições da rede social Facebook no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica e se realizou através de uma pesquisa com abordagem quantitativa. A técnica de coleta utilizada será uma entrevista semiestruturada em uma população que se constituirá de 8 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Soledade/RS, localizadas na zona urbana. Após realizar as entrevistas, procedeu-se à análise dos resultados, os quais serão confirmados, ou não, pela literatura disponível para o tema. Os resultados mostram que, mesmo a escola contando com recursos tecnológicos necessários, a maioria dos professores não lança mão de redes sociais como ferramentas didáticas. Percebe-se que alunos têm muito mais domínio da tecnologia, pois professores se manifestaram afirmando que as redes sociais não são ferramentas a serem utilizadas em sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to carry out a study on the possible contributions of the social network Facebook in the process of teaching and learning in basic education and will be done through a survey with quantitative approach. The collection technique used will be a semi-structured interview in a population that will consist of 8 teachers of the early years of primary schools in the municipal Soledade / RS, located in the urban area. After conducting the interviews, we proceeded to the analysis of the results, which will be confirmed or not in the literature available to the subject. The results show that even the school relying on necessary technological resources, most teachers do not makes use of social networks as teaching tools. It is noticed that students have much field of technology, as teachers demonstrated stating that social networks are not tools to be used in their teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPedagogic toolen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleContribuições da rede social facebook no processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples