Jogos digitais e suas contribuições no ensino das quatro operações matemáticas no quinto ano do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Oliveira, Josi Rosa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Vanderlise Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T02:07:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133724 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a pesquisa sobre os jogos digitais e as contribuições que podem trazer no ensino das quatro operações matemáticas para os alunos do quintos ano do ensino fundamental. Foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti, no município de Cidreira/RS, com os professores dos quartos e quintos anos e alunos do quinto ano. Os objetivos foram observar as contribuições dos jogos digitais na disciplina de matemática, estimular os educandos a realizarem as quatro operações matemáticas com clareza e exatidão utilizando um recurso digital; realizar cálculos com rapidez e eficiência; despertar o interesse pela disciplina de matemática e desenvolver o pensamento lógico-matemático. Com abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa fundamenta-se nas Teorias de Jean Piaget, Tarouco, Corbellini, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros. Para coleta de dados utilizou-se dos instrumentos questionários e observações Como resultados, a pesquisa mostrou que a tecnologia está presente na vida dos alunos e as escolas estão se adequando a esta nova realidade para acompanhar o desenvolvimento dos educandos e assim tornar a escola um lugar mais agradável. Percebeu-se que a criança aprende melhor através do lúdico, a aprendizagem acontece de forma prazerosa. Os jogos despertam o interesse dos alunos e através deles é possível trabalhar muitos conteúdos. Os professores estão incluindo nos seus planejamentos os jogos digitais como mais um recurso para auxiliar na aprendizagem. O aluno de agora precisa mais do que o quadro e giz para aprender e entender. Este aluno utiliza diariamente um leque de recursos digitais, sendo assim precisa ter vontade e interesse para ir na escola. Os jogos digitais ajudam o aluno a entender melhor o conteúdo. A partir do momento que ele gosta da atividade, vai participar com mais interesse e a aprendizagem acontece com mais significado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents research on digital games and the contributions they can bring in the teaching of the four mathematical operations to the students of the 5th year of elementary school. It was held at the Municipal Elementary School Ildo Meneghetti, in the municipality of Cidreira / RS, with the teachers of the fourth and fifth years and fifth graders. The objectives were to observe the contributions of digital games in the mathematics discipline, encourage students to undertake the four mathematical operations clearly and accurately using a digital resource; perform calculations quickly and efficiently; generate interest in math discipline and develop logical-mathematical thinking. With qualitative and quantitative approach, the research is based on Jean Piaget's theories, Tarouco, Corbellini, the National Curriculum Standards, among others. For data collection was used the questionnaires instruments and observations As a result, research has shown that the technology is present in the lives of students and schools are adapting to this new reality to follow the development of the students and thus make the school a place more enjoyable. It was noticed that children learn best through play, learning takes place in a pleasant way. The games attract the interest of students and through them you can work many contents. Teachers are including in their digital games planning as another resource to aid in learning. The student now needs more than the blackboard and chalk to learn and understand. This daily student uses a range of digital resources, so need to have the will and interest to go to school. Digital games help students better understand the content. From the moment he enjoys the activity, will participate with more interest and learning happens more meaning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Math games | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Jogo eletrônico | pt_BR |
dc.title | Jogos digitais e suas contribuições no ensino das quatro operações matemáticas no quinto ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000982509 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)