Contribuições da Informática na Educação Infantil
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Lisboa, Liziane Zanon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T02:07:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133713 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da informática para a aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil. O estudo foi realizado em uma Pré-Escola da rede municipal de ensino de Paraí/RS, onde se buscou investigar como a escola trabalha a informática e qual é a concepção acerca de sua importância, além de proporcionar uma reflexão acerca do papel do educador no processo de aprendizagem da criança através da informática. Identificou-se a limitação de um trabalho com a informática abrangente, o que delimita a aprendizagem e formação integral das crianças na instituição mencionada. Apontou-se a necessidade de inserir a informática como trabalho efetivo nas instituições de educação infantil, para que se proponha ao sucesso pedagógico e a consequente ampliação de saberes. Ao final, demonstrou-se a importância da informática como prática efetiva na educação infantil e destacou-se a importância da informática como ferramenta pedagógica para auxiliar os educadores em sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the computer's contributions to the child's learning and development in early childhood education. The study conducted was in a Public Preschool in Paraí / RS, where we sought to investigate how the school works the computer and what is the conception of its importance, as well as provide a reflection on the educator's role in the child's learning process by computer. The limitation of a job with the comprehensive information was identified, which borders the full learning and training of children in the said institution. He pointed up the need to enter the computer as effective work in educational institutions, in order to propose to the educational success and the consequent expansion of knowledge. At the end, it was demonstrated the importance of information technology as an effective practice in early childhood education and stressed the importance of information technology as a pedagogical tool to assist educators in their teaching practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Computer learning | en |
dc.subject | Childhood education | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Contribuições da Informática na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000981780 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)