Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorWolffenbüttel, Renipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-11T02:05:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133653pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como foco o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Seu objetivo é analisar as potencialidades e proposta de ensino que utiliza o computador, em particular do so fltiwmaitraeç dõee sg edoem uemtriaa dinâmica GeoGebra, e a metodologia de aulas de matemática investigativa. Essa proposta de ensino foi aplicada em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Esses estudantes já traziam conhecimentos sobre números racionais e, diante disso, esse campo numérico foi retomado com a intenção de verificar e contornar possíveis déficits de aprendizagem, assim como de ampliar o conhecimento sobre esses números por meio de investigações em que pudessem ser observadas algumas de suas características. Para isso, propusemos atividades que articulavam simultaneamente diferentes representações dos números racionais. A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa. A proposta de ensino apresentada no final deste texto como alternativa de trabalho para o ensino de números racionais, e para professores, diante da análise realizada, poderem refletir acerca de suas vpiostueanicsi adliod asdoefstw ea rliem GitaeçoõGese.b Drao, sq ruees uflatavdooresc oebratimdo sa,o pso daelumnooss dae sctoamcaprr eoesn rseãcou rdsooss números racionais e suas regularidades, e o cenário investigativo-tecnológico, que fez com que eles se mantivessem engajados na investigação como agentes de seu aprendizado.pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on the teaching of rational numbers in Elementary School. It's aim is to analyse The potentialities and limitations of a teaching approach which proposes the use of the computer, particularly the dynamic geometry software GeoGebra, and the methodology of investigative math classes. This teaching approach was applied to students of the 8th year of an Elementary Education public school located at Sapucaia do Sul/RS, Brazil. These students already studied rational numbers at school in previous years. Thus this numerical field has been taken into account with the intention to check and bypass possible learning deficits, as well as increase knowledge of these numbers through investigations in which it could be observed some your characteristics. For this purpose, we proposed activities that simultaneously articulated different representations of rational numbers. The research is based in a qualitative paradigm. The teaching approach is presented at the end of this text as an alternative way for teaching rational numbers and other teachers in view of the analysis can consider its potentialities and limitations. From the results, we can highlight the visuals of the GeoGebra software, which favored students the understanding of rational numbers and their regularities and the investigative - technological scenario, which caused them to remain engaged in research as their learning agents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectInvestigative lessonsen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectRational numbersen
dc.subjectGeoGebra softwareen
dc.titleInvestigando números racionais com o software GeoGebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985952pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples