Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHickmann, Roseli Inêspt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Luise Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:05:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133615pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar e identificar se o planejamento integrado proporciona aprendizagens junto aos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo foram escolhidas cinco professoras-estagiárias que realizaram seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano de 2015. O foco da pesquisa teve, então, como problema orientador analisar se o planejamento integrado proporciona aprendizagens junto aos alunos a partir da narrativa das professoras-estagiárias. Trata-se de um estudo investigativo com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas. Os principais referenciais teóricos utilizados para interlocução, análise e problematização dos dados foram: Fernando Hernández e Jurjo Torres Santomé, que abordam a temática do currículo integrado, planejamento integrado e projetos de trabalho. Também busquei apoio teórico nas ideias de Maria Bernadette Castro Rodrigues e Maria Luisa Xavier a fim de fundamentar e contextualizar as diferentes formas de planejar de maneira integrada. O texto mais diretamente relacionado às reflexões analíticas encontra-se dividido em dois eixos: 1 – Desafios na hora de planejar; 2 – Concepções de planejamento integrado e suas possibilidades de oportunizar aprendizagens. Ao finalizar esta pesquisa, tendo como foco identificar as possibilidades de um planejamento integrado oportunizar aprendizagens juntos aos alunos, a partir das narrativas de professoras-estagiárias, foi possível constatar que existem diferentes possibilidades de um planejamento integrado proporcionar aprendizagens, destacando-se aprendizagens no âmbito social e argumentativo nos momentos em que os alunos expuseram suas ideias sobre a temática do projeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titlePlanejamento integrado : uma oportunidade à aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples