Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade
dc.contributor.advisor | Hickmann, Roseli Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Andressa Borges e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:04:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133607 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso, situado no campo educacional, buscou problematizar a constituição das identidades docentes que possuem a humana docência como uma de suas facetas. Questiona de que maneira constituem-se tais identidades docentes, bem como os principais diferenciais de práticas vivenciadas na ação pedagógica de uma professora que possibilita a constatação de características da humana docência. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo investigar e analisar a formação das identidades docentes que possuem, dentre suas características, a humana docência como uma de suas facetas, a partir do olhar singular voltado para uma determinada professora. Para tanto, o caminho metodológico traçado fora a partir de uma pesquisa qualitativa com características de estudo de caso em educação, que possibilitaram uma aproximação entre sujeito de pesquisa e pesquisadora, com três instrumentos de coleta de dados, quais sejam: carta escrita pela professora a ser perscrutada, entrevista semi-estruturada com a mesma e observação participante em sala de aula. Para ancorar teoricamente esta pesquisa foram utilizados autores como: Stuart Hall (1997), Eliza C. Montalvão e Maria da G. N. Mizukami (2002), António Nóvoa (1999) e António Nóvoa (2009) sobre Identidades Docentes; Miguel Arroyo (2000), Maria Bernadette C. Rodrigues (2004) sobre humana docência; Tânia Fortuna (2007) sobre dimensão humana da docência e importância do afeto. Através da trança dessas fontes, foram elaborados eixos que permitiram a operacionalização dos conceitos postos em funcionamento frente aos “dados” principais desta pesquisa, apontando a (re)configuração constante que transpassa a constituição de Identidades Docentes, bem como as aproximações do conceito de Humana Docência ao processo de ser/estar professor, demonstrando as positividades de uma prática com tal característica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Identidades docentes e humanas docências : modos de ser/estar professor/a na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985162 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1396)