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dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:24Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133517pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o estudo acerca das aprendizagens envolvidas no processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, baseado no Interacionismo Linguístico, uma das correntes dos Estudos Linguísticos. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como o processo de produção escrita e o desenvolvimento de estratégias didáticas em torno do texto contribuem para oportunizar aprendizagens de leitura, escrita e oralidade em sala de aula de alfabetização de crianças de um 2º ano da rede municipal de Porto Alegre. A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, ancorada no estudo do Diário de Classe, produzido ao longo do Estágio Curricular realizado na 7ª etapa do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A partir dos dados selecionados, foram organizados dois eixos analíticos. No primeiro, foram escolhidos alguns aspectos passíveis de serem analisados no texto, sendo estes: nível de aquisição do sistema de escrita alfabética, segmentação entre as palavras, progressão temática (referente à coesão) e processos relacionados ao conhecimento de mundo (em relação à coerência). No segundo, foram apresentadas algumas marcas de oralidade analisadas através da perspectiva da dinâmica discursiva do escrever. Como resultados, são destacadas as constatações de que as produções escritas das crianças do 2º ano investigado apresentaram, na medida do possível, o desenvolvimento dos aspectos selecionados para análise, de acordo com os recursos textuais que haviam sido construídos pelas crianças até o momento, demonstrando que suas escritas, mesmo iniciais, possuem elementos que caracterizam as produções como texto. No que diz respeito às marcas de oralidade, destaca-se a influência da fala no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, de modo que a aprendizagem da escrita se dá apoiada na oralidade. De modo geral, foi evidenciado como o trabalho interlocutivo pode ser realizado visando aprendizagens sobre a produção escrita, oportunizando o reconhecimento das seguintes etapas envolvidas neste processo: motivação prévia à produção de texto, escritura e publicização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleProdução escrita em sala de aula de alfabetização : estratégias didáticas em torno do texto e aprendizagens das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985137pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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