Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cássia Aparecida Lopes dapt_BR
dc.date.accessioned2016-02-06T02:05:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132716pt_BR
dc.description.abstractNo atual contexto de transformações - resultantes e/ou fortemente impactadas pela potencialidade das tecnologias de comunicação e informação (TCIs) - o trabalho se caracteriza menos como matéria concreta e mais como conhecimento, exigindo que as organizações, para atingir seus objetivos, empreendam altos esforços a fim de manter os empregados integrados em fluxos de comunicação e informações. Dentre outras coisas, isso tem exigido importantes investimentos em práticas mais interativas de comunicação com empregados e no desenvolvimento dos gestores de equipes. Nessa direção, o principal objetivo deste estudo é compreender as práticas de comunicação entre organização e empregados intermediadas pelos gestores e suas relações com a cultura organizacional. Para isso, além dos fundamentos do Interacionismo Simbólico, em particular as noções de interação (MEAD, 2008; BLUMER, 1980) e representação de papéis (GOFFMAN, 1996), articulamos base teórica multidisciplinar que permite refletirmos sobre as transformações do trabalho como atividade produtiva (CORTELLA, 2010; SENNET, 2006; MAXIMIANO, 2000; DE MASI, 1999; CORSANI, 2003; HARDT e NEGRI, 2005), passando pela noção de cultura (GEERTZ, 1989) e pelas relações de poder inerentes às interações. Também nos dedicamos à compreensão sobre comunicação organizacional (BALDISSERA, 2004; 2014b) e cultura organizacional (SCHEIN, 2009; FLEURY, 2013; BALDISSERA, 2014a), bem como à noção de liderança (BERGAMINI, 2009; FREITAS, 2010; COSTA, 2014). A pesquisa empírica compreendeu doze entrevistas com gestores de equipes que atuam em organizações reconhecidas no Rio Grande do Sul e os relatos foram interpretados com o emprego dos procedimentos de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Evidenciamos que os gestores têm consciência de sua responsabilidade na comunicação entre organização e empregados, mas tendem a reduzi-la a processos de transmissão de informações em sentido descendente e, para isso, estão atentos às particularidades e subjetividades dos subordinados. Nesse sentido, desempenham os papéis de transmissores, persuasores, auscultadores, repressores, controladores e legitimadores, em processos comunicacionais que tendem a se caracterizar, fundamentalmente, como informativos, disciplinares e/ou opressivos.pt_BR
dc.description.abstractIn the current context of transformation - resulting and / or heavily impacted by the potential of information and communication technologies - the labor is characterized less as a practical matter and more like knowledge. This way of thinking about work suggests that organizations, to achieve their goals, undertake high efforts to keep employees in integrated communication and information flows. It has required major investments in more interactive communication practices with employees and development of management teams. In this direction, the main objective of the research is to understand the communication practices between organization and employees intermediated by managers and its relationship with organizational culture. Based in interdisciplinary theoretical framework, which considers the fundamentals of Symbolic Interaction, in particular the interaction notion (MEAD, 2008; BLUMER, 1980) and representative roles (GOFFMAN, 1996), we reflect on the change in work as productive activity (CORTELLA, 2010; SENNET, 2006; MAXIMIANO, 2000; DE MASI, 1999; CORSANI, 2003; HARDT and NEGRI, 2005), through the notion of culture (GEERTZ, 1989) and the power relations inherent in the interactions. We also based on the notion of organizational communication (BALDISSERA, 2004; 2014b), organizational culture (Schein,2009; Fleury, 2013; BALDISSERA, 2014th) and leadership (BERGAMINI, 2009; FREITAS, 2010; COSTA, 2014). The empirical research included twelve interviews with managers from recognized organizations in Rio Grande do Sul/Brazil and the reports are interpreted with the use of content analysis (BARDIN, 2011). As a result, we observed that managers are aware of their responsibility in the communication between the organization and employees,but tend to reduce it to downward information transmission processes. Therefore, the managers pay attention on the particularities and subjectivities from the subordinates. Managers play the roles of transmitters, persuaders, headphones, suppressing, controlling and legitimizing in communication processes that tend to be characterized primarily as informative, disciplinary and / or oppressive.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectRoles of managersen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectCommunication characteren
dc.subjectGestão do trabalhopt_BR
dc.subjectEmployeden
dc.subjectOrganizational cultureen
dc.titleComunicação organizacional na gestão do trabalho : papéis dos gestores de equipe e natureza da comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples