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dc.contributor.advisorMisoczky, Maria Ceci Araujopt_BR
dc.contributor.authorDamboriarena, Luiza Araujopt_BR
dc.date.accessioned2016-01-27T02:50:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132348pt_BR
dc.description.abstractEsta Dissertação consiste em um estudo sobre trabalhos acadêmicos que abordam a relação entre universidade e desenvolvimento, a partir do anseio da autora de romper com o senso comum e compreender a essência dessa relação tomada como algo bom e naturalizado. Para tanto, foram selecionados e sintetizados 39 trabalhos acadêmicos referentes ao tema, a partir do banco de dados de periódicos do portal Scielo, Capes e Google Acadêmico. Diante do argumento comum desses trabalhos, de que a universidade é impulsionadora do desenvolvimento, sendo este compreendido como um processo voltado para o crescimento econômico e, em decorrência, para o mercado, a universidade é tratada como um ator social imprescindível, voltando suas práticas nesse sentido. Por conseguinte, a compreensão sobre o que caracteriza o neoliberalismo foi essencial para compreender a influência do mercado nessa proposição, visto que o neoliberalismo constitui um projeto sócio-político de sujeição e subordinação ao mercado que tem o discurso do desenvolvimento como estratégia legitimadora, com um sentido positivo inquestionavelmente necessário. Devido a conexão do desenvolvimento com o progresso, a competividade, a acumulação, a ordem e o controle social, a relação entre universidade e desenvolvimento não pode ser tratada como neutra e desinteressada. Assim, ao comparar as proposições dos trabalhos com o referencial do neoliberalismo, foi possível romper com as pré-noções iniciais, o senso comum e desnaturalizar o sentido dessa relação pela perspectiva crítica.pt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation consist of a study of academic works about the relationship between university and development, from the desire of the author of disrupting with common sense and understanding the essence of this relationship, usually taken as beneficial and naturalized. For that, thirty-nine studies were selected and summarized from Scielo, Capes and Google Scholar databases. Based on the common argument among the reviewed papers, that the university is propeller of development, which is understood as a process towards economic growth and, consequently, to the market, the university is treated as an indispensable social actor, turning their practices in this sense. Therefore, the understanding of what characterizes neoliberalism was essential to comprehend the influence of the market on that proposition, as it constitutes a socio-political project of subjection and subordination to the market that has the development discourse as legitimating strategy, with a positive direction unquestionably necessary. Because of the connection between development and progress, competitiveness, accumulation, order and social control, the relationship between university and development cannot be treated as neutral and disinterested. Thus, when comparing the propositions with the reviewed papers to the neoliberalism referential, it was possible to break with initial pre-notions and common sense, and unveil the meaning of this relationship from the critical perspective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectUniversidade e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectNeoliberalismen
dc.titleEstudos sobre universidade e desenvolvimento : uma crítica ao senso comumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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