Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorMichellon, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-27T02:49:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132331pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta o contexto da Educação Infantil no município de Dois Irmãos, onde existe dificuldade em ofertar vagas. Para cumprir o seu dever constitucional, o município firmou convênio com a Fundação Assistencial de Educação Infantil de Dois Irmãos – FADI. Este estudo apresenta a relação estabelecida entre a Fundação e o Poder Público, diante do artigo 116 da Lei 8666/93. Apresenta também os conceitos de custos, em particular a metodologia de custeio por absorção, e fazendo uso desta ferramenta observou-se o custo anual da FADI para atender as 821 crianças e o custo das escolas de educação infantil públicas, para atender as 151 crianças. Analisando o custo aluno/ano, constatou-se que o custo maior está na Educação Infantil pública, e que a maior discrepância ocorre no custo de pessoal. Contudo, este estudo contextualiza e realiza a estimativa de impacto orçamentário-financeiro, objetivando responder a seguinte questão-problema: Por que há necessidade de estabelecer convênios na gestão da Educação Infantil no município de Dois Irmãos?pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCusto : Análisept_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titleAnálise da formalização de convênio para gestão da educação infantil pública : um estudo de caso no município de Dois Irmãos -RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000980324pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública Municipal UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples