Proposta de indicador de educação financeira
dc.contributor.advisor | Martinewski, André Luis | pt_BR |
dc.contributor.author | Michels, Álisson Martinelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-06T02:41:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131508 | pt_BR |
dc.description.abstract | Educação Financeira é a disciplina que capacita o indivíduo a tomar melhores decisões financeiras em benefício próprio - no planejamento financeiro; no acúmulo de poupança; nos momentos de realização do consumo; na eventualidade da tomada de crédito; na utilização de instrumentos de seguro; na construção e preservação de seu patrimônio através da realização de investimentos ou na exigência de seus direitos e conhecimento de seus deveres. Ciente das virtudes desta disciplina, o Governo brasileiro criou em 2010 a Estratégia Nacional de Educação Financeira com vistas a promover a Educação Financeira no Brasil. Entre as suas primeiras ações, constava a identificação das iniciativas de Educação Financeira já instaladas e em operação; bem como a necessidade de desenvolver forma de medir o nível de conhecimento e comportamento da população, e a eficiência destas iniciativas em transmitir os conceitos do tema ao seu público. Ao inserir-se neste contexto, este trabalho busca propor a construção de Indicador de Educação Financeira, com base na realização de questionários junto aos públicos de interesse. O trabalho está assim dividido: capítulo 1 apresenta os principais conceitos correntes de Educação Financeira, sua contextualização e a justificativa deste trabalho; capítulo 2 discute o estado da arte através da revisão de artigos sobre o tema e as principais conclusões dos autores; capítulo 3 apresenta o método para aquisição dos dados primários; no capítulo 4 são discutidos os resultados, parcialmente em concordância com as conclusões dos autores internacionais - o capítulo 5 realiza o fechamento do trabalho e sugere as próximas ações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Indicadores | pt_BR |
dc.title | Proposta de indicador de educação financeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000975726 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública UAB | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)