Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvancini, José Augusto Costapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Altamirpt_BR
dc.date.accessioned2016-01-05T02:39:52Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131474pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende analisar a pintura mural de Ângelo Lazzarini, nas igrejas da Quarta Colônia, região localizada no centro geográfico do Rio Grande do Sul. Nesta abordagem analisamos, principalmente, o período compreendido entre 1955 e 1963, correspondendo à época em que esse pintor realizou a maioria de seus murais na região. A análise utiliza-se de dados fornecidos por documentos paroquiais, entrevistas, observações locais e levantamento fotográfico das obras, procurando resgatar a cronologia histórica da execução desses murais, assim como as técnicas utilizadas. As principais questões que orientaram estas atividades foram: Com que intensidade esta produção foi influenciada por padrões da iconografia histórica européia? Quais os processos técnicos que nela intervieram? E por que suas formas parecem preservar padrões estilísticos que poderiam ser consideradas distantes de seu período de maior expressão histórica? Questões essas que procuramos responder através da identificação da iconografia, da técnica e de documentos históricos. Os indícios levantados pela pesquisa apontam o posicionamento crítico dos contratantes destas obras, através dos quais buscamos examinar as características e a inserção deste tipo de atividade artística regional. Levamos em consideração as influências estilísticas divulgadas, a partir dos grandes centros irradiadores de cultura, e como ocorreu a absorção desses padrões numa região periférica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation intends to analyse the mural paintings of Ângelo Lazzarini in the churches of Quarta Colônia, a region found in the geographical centre of Rio Grande do Sul. In this approach we mainly analyse the period between 1955 and 1963 which corresponds to the period when the painter carried out the majority of his murals in the region. The analysis makes use of data supplied by parish documents, interviews, local observation and photographic survey of the works, seeking to salvage the historical chronology of the execution of these murals as well as the techniques employed. The principal questions that directed these activities were: To what extent was this output influenced by the historical patterns of European iconography? What are the technical processes that affected it? And, why do its forms seem to retain stylistic patterns that could be considered to be removed from the historical period of their major manifestation? We try to answer these questions through identification of iconography, technique, and historical documents. The indications arising from the research point to the critical positioning of the commissioners of these works, in which we seek to examine the characteristics and position of this type of regional artistic activity. We take into consideration the stylistic influences disseminated from the major radiating centres of culture, and how these patterns came to be absorbed into a peripheral region.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte sacra : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPintura mural : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectLazzarini, Ângelopt_BR
dc.titleA pintura mural religiosa de Ângelo Lazzarini nas igrejas da Quarta Colôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000296404pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples