A pintura mural religiosa de Ângelo Lazzarini nas igrejas da Quarta Colônia
dc.contributor.advisor | Avancini, José Augusto Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Altamir | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-05T02:39:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131474 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação pretende analisar a pintura mural de Ângelo Lazzarini, nas igrejas da Quarta Colônia, região localizada no centro geográfico do Rio Grande do Sul. Nesta abordagem analisamos, principalmente, o período compreendido entre 1955 e 1963, correspondendo à época em que esse pintor realizou a maioria de seus murais na região. A análise utiliza-se de dados fornecidos por documentos paroquiais, entrevistas, observações locais e levantamento fotográfico das obras, procurando resgatar a cronologia histórica da execução desses murais, assim como as técnicas utilizadas. As principais questões que orientaram estas atividades foram: Com que intensidade esta produção foi influenciada por padrões da iconografia histórica européia? Quais os processos técnicos que nela intervieram? E por que suas formas parecem preservar padrões estilísticos que poderiam ser consideradas distantes de seu período de maior expressão histórica? Questões essas que procuramos responder através da identificação da iconografia, da técnica e de documentos históricos. Os indícios levantados pela pesquisa apontam o posicionamento crítico dos contratantes destas obras, através dos quais buscamos examinar as características e a inserção deste tipo de atividade artística regional. Levamos em consideração as influências estilísticas divulgadas, a partir dos grandes centros irradiadores de cultura, e como ocorreu a absorção desses padrões numa região periférica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation intends to analyse the mural paintings of Ângelo Lazzarini in the churches of Quarta Colônia, a region found in the geographical centre of Rio Grande do Sul. In this approach we mainly analyse the period between 1955 and 1963 which corresponds to the period when the painter carried out the majority of his murals in the region. The analysis makes use of data supplied by parish documents, interviews, local observation and photographic survey of the works, seeking to salvage the historical chronology of the execution of these murals as well as the techniques employed. The principal questions that directed these activities were: To what extent was this output influenced by the historical patterns of European iconography? What are the technical processes that affected it? And, why do its forms seem to retain stylistic patterns that could be considered to be removed from the historical period of their major manifestation? We try to answer these questions through identification of iconography, technique, and historical documents. The indications arising from the research point to the critical positioning of the commissioners of these works, in which we seek to examine the characteristics and position of this type of regional artistic activity. We take into consideration the stylistic influences disseminated from the major radiating centres of culture, and how these patterns came to be absorbed into a peripheral region. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte sacra : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Pintura mural : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | Lazzarini, Ângelo | pt_BR |
dc.title | A pintura mural religiosa de Ângelo Lazzarini nas igrejas da Quarta Colônia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000296404 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2000 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2874)Artes Visuais (473)