Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Outro título
Democratization of higher education : notes to the experiences of valuation alternativasno latin american context
La democratización de la educación superior : notas a las experiencias de valoración alternativasno contexto latinoamericano
Assunto
Resumo
O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontu ...
O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais. ...
Abstract
This article analyzes elements of higher education democratization committed to the idea that it is necessary to value historic and theoretic elements which allow us to visualize emergent experiences in Latin-American reality in order to reach, in the future, more intense changes. In the text, we present elements that support thinking the limits of university in its classic development from European experiences to punctuate some aspects theoretically inspired in Boaventura de Sousa Santos, whic ...
This article analyzes elements of higher education democratization committed to the idea that it is necessary to value historic and theoretic elements which allow us to visualize emergent experiences in Latin-American reality in order to reach, in the future, more intense changes. In the text, we present elements that support thinking the limits of university in its classic development from European experiences to punctuate some aspects theoretically inspired in Boaventura de Sousa Santos, which instigate us to think the processes of democratization and the dialogue between knowledge and experience towards decolonization as a possible path to new practices in an emancipatory perspective. Finally, the reference to two alternative experiences of university brings about characters that constitute instituting kinds of new practices that may point to perspectives of more radical transformations. ...
Resumen
Este artículo analiza los elementos de democratización educación superior comprometida con la idea de que es necesario poner en valor los elementos históricos y teóricos que nos permiten visualizar las experiencias emergentes en la realidad latinoamericana a fin de alcanzar , en el futuro , los cambios más intensos. En el texto , se presentan elementos que apoyar el pensamiento de los límites de la universidad en su desarrollo clásico de las experiencias europeas para puntualizar algunos aspect ...
Este artículo analiza los elementos de democratización educación superior comprometida con la idea de que es necesario poner en valor los elementos históricos y teóricos que nos permiten visualizar las experiencias emergentes en la realidad latinoamericana a fin de alcanzar , en el futuro , los cambios más intensos. En el texto , se presentan elementos que apoyar el pensamiento de los límites de la universidad en su desarrollo clásico de las experiencias europeas para puntualizar algunos aspectos teóricamente inspiradas en Boaventura de Sousa Santos , que nos inciten a pensar los procesos de democratización y el diálogo entre el conocimiento y la experiencia hacia la descolonización como un posible camino hacia nuevas prácticas en una perspectiva emancipatoria. Por último , la referencia a dos experiencias alternativas de la universidad trae personajes que constituyen tipos instituyentes de nuevas prácticas que pueden señalar a las perspectivas de las transformaciones más radicales. ...
Contido em
Revista de ciências humanas (Frederico Westphalen). Frederico Westphalen, RS. Vol. 16, n. 27 (dez. 2015), p. 56-71
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License