Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorBackes, Lucas Henriquept_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T02:41:12Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130796pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da aplicação da metodologia de resolução de problemas como uma alternativa para o ensino de funções no Ensino Médio, visto que a resolução de problemas é um meio de pôr a ênfase no aluno e em seus processos de pensamento. Desenvolvemos este trabalho baseado em autores como George Polya, Juan Ignácio Pozo e Antoni Vila. Apresentamos uma análise de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Médio sobre resolução de problemas e funções na qual destacamos momentos que evidenciem processos criativos, de pensamento crítico, de reflexão e investigamos sobre a viabilidade do uso da proposta em sala de aula. Por fim, apresentamos uma seção com 100 problemas propostos relativos a funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica e uma atividade envolvendo funções e frenagem de veículos.pt_BR
dc.description.abstractThis work is about the application of the problem solving methodology as an altemative to teaching functions in the Secondary Education, since solving problems is a way of placing the emphasis in the student and in his processes of thought. We develop this work based on authors like George Polya, Juan Ignácio Pozo and Antoni Vila. We present an analysis of a project developed with students of the Secondary Education that is about problem solving and functions in which we single out moments that show creative processes, of criticai thought, of reflection and we investigate the viability of using the problem solving methodology in classroom. Finally, we present a section with 100 proposed problems relative to affme, quadratic, exponential and logarithmic functions and an activity about functions and vehicles braking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFunctionsen
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectSecondary educationen
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.titleResolução de problemas : uma alternativa para o ensino de funções : 100 problemas propostospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000779996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Matamática Pura e Aplicadapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples